quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Jaboatão é referência nacional de políticas para a Juventude

Município foi destacado como exemplo em evento realizado em Brasília-DF, pelo Governo Federal


Foto: Divulgação


Em evento realizado na última terça-feira (30/10), na Secretaria Nacional de Direitos Humanos, em Brasília-DF, o município de Jaboatão dos Guararapes foi apresentado como destaque nacional na implantação de políticas públicas para os jovens. O reconhecimento ocorreu na oficina “Estação Juventude”, programa do Governo Federal que tem o objetivo de promover a inclusão e emancipação dos jovens, com a ampliação do acesso às políticas públicas, por meio de equipamentos públicos.  
“Eles - os organizadores - utilizaram os projetos Tela Jovem, os Centros, as Casas da Juventude e o Estação Jovem, que está em fase de implantação, como modelos de ações a serem executadas”, afirmou o secretário executivo da Juventude, Thiago Rangel. Ainda de acordo com Rangel, o Governo Federal escolherá 20 propostas, de 132 cidades brasileiras participantes.  “Apesar de Pernambuco ter 12 municípios concorrendo, apenas Jaboatão esteve presente”, destacou.  
Para poder participar, Jaboatão teve que obedecer aos critérios do Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (Siconv), que analisou os municípios brasileiros. No próximo dia 16, a Secretária Nacional da Juventude irá divulgar a lista com os projetos vencedores, que receberão R$ 258 mil para investimento em políticas de Juventude.  
TELA JOVEM  
Implantado neste ano pela Prefeitura de Jaboatão, o programa tem como finalidade promover através de material audiovisual, momentos de discussão e reflexão entre jovens e adolescentes do município, sobre temas que preocupam seus familiares, a exemplo das drogas, da exploração sexual, criminalidade, do desemprego e da prostituição, dentre outros.   
CASA DA JUVENTUDE  
No mês de junho deste ano, Jaboatão recebeu a primeira Casa da Juventude da Região Metropolitana do Recife (RMR). Em parceria com o Governo Estadual, o espaço é voltado para a realização de cursos nas áreas culturais e de cidadania, além da prática de oficinas de inclusão digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário