As pessoas idosas assistiram ao filme "Gonzaga de pai para filho"
Foto: Valter Andrade
Desde sua criação, no século XIX, pelos irmãos Lumière, o cinema tem encantado gerações. Na manhã desta terça-feira (13/11), foi a vez dos idosos de Jaboatão terem acesso a essa arte secular. Alguns deles, como Otávio Almeida, 63 anos, nunca tinham estado numa sala de projeção. “Eu estou entrando em outro mundo. É a primeira vez que venho ao cinema e me sinto valorizado por isso. Com essas ações, nós nos sentimos reinseridos na sociedade”, disse sorridente. A sessão é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Shopping Guararapes, grupo Cinepolis (responsável pelo BOX cinemas) e Ministério Público de Pernambuco. O grupo que lotou as três salas de cinema são de grupos de convivência e instituições de longa permanência do município.
“Democratizar os espaços de cultura e lazer para a pessoa idosa é uma opção política do prefeito Elias Gomes, em fazer com que a cidade seja realmente para todos. Então, as pessoas idosas, que ajudaram tanto a construir a história da nossa cidade, muitas vezes, não tiveram a oportunidade de conhecer o resultado. Aqui é um encontro com a história deles. Não é só vir ao shopping e ao cinema, mas a gente está promovendo um envelhecimento ativo, a partir também da participação deles nos espaços da cidade. Não é apenas o cumprimento do artigo 20 do Estatuto do Idoso, mas uma decisão da gestão de fazer com que as pessoas idosas participem cada vez mais”, explicou Karla Menezes, secretária de Direitos Humanos e Políticas sobre drogas.
Para Izabela Bandeira Carneiro Leão, promotora de Justiça de Direitos Humanos de Jaboatão, oportunizar as pessoas idosas é uma forma de garantir que os direitos delas sejam respeitados. “A ideia é que tenhamos essa parceria para garantir o direito à cultura e à diversão a que elas têm direito. Tudo isso, hoje, está substanciado nesse evento, que ainda é reforçado por ser Luiz Gonzaga, um personagem que fez parte da história de todos eles”, disse.
Edir Peres, vice-prefeito da cidade, explicou que esse momento também é de comemoração. “Um reconhecimento pela participação deles nos jogos da terceira idade, mostrando que existe juventude após os 60 anos. E a iniciativa é mais válida porque muitos desses idosos não poderiam ir ao cinema em outra ocasião e isso é um papel da Prefeitura, garantir o acesso à cultura”, ressaltou.
Já para Cristina Veiga, superintende do Shopping Guararapes, abrir as portas para esse tipo de evento faz parte da política do centro de compras. “O shopping é hoje um local de convivência e para nós é fundamental que as famílias estejam acomodadas. Acho importante essa integração que a Prefeitura está tendo com a comunidade trazendo os idosos para assistirem a um filme no cinema. O shopping está preparado para isso e acredito ser muito interessante oportunizar a todos”, disse.
VALORIZAÇÃO – “É gratificante poder vir ao cinema com nossas amigas e amigos. Nos sentimos inseridos na sociedade e isso traz de volta nossa juventude”, disse, sorridente, Elva Marques, de 66 anos.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2012/11/13/NWS,415011,52,554,JABOATAO,2132-LUZ-CAMERAS-ACAO-IDOSOS-JABOATAO-GANHAM-SESSAO-GRATUITA-CINEMA.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário