segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Pequenos mais protegidos na orla de Jaboatão

Operação "Criança Segura-Anjos da Guarda" funciona com a colocação de pulseira de identificação nos menores


Foto Tiago Brito:



A dona de casa Josenir Maria da Silva, de 31 anos, já viveu a experiência de ter a sua filha Joyce Cristiane, hoje com 11 anos, perdida por um momento enquanto se divertiam na praia. Situação como essa é frequente neste ambiente de lazer, principalmente com a chegada do verão, época em que a quantidade de banhistas aumentam. 

Para agilizar na identificação e busca dos jovens perdidos, como aconteceu com a filha de Josenir, a Prefeitura de Jaboatão do Guararapes criou um projeto para oferecer mais segurança e conforto às famílias nesse ambiente: o "Criança Segura-Anjos da Guarda".

O trabalho funciona com a colocação de pulseiras para crianças de 0 a 12 anos e pessoas com deficiência, onde consta o nome completo e o telefone do responsável. Além disso, o adulto será cadastrado com todas as informações que permitam sua identificação e localização de domicílio.

O aumento de banhistas é um dos grandes fatores que contribuem para que os jovens se percam. “É importante salientar que os familiares evitem pedir às crianças que comprem, sozinhas, algum produto distante. Essa atitude, que para muitos é um ato simples, pode se transformar em um problema ”, advertiu a secretária de Promoção da Cidadania, Ana Selma, que participou na última quinta-feira (15/11), do lançamento da campanha 2012/2013, na praia de Piedade.

A dona de casa Paula Regina Vicente da Silva , de 37 anos, que visita a praia com frequência, avalia o trabalho como positivo. "É uma forma de deixar as crianças mais seguras, trazendo mais conforto a todos", afirmou, enquanto seu filho de 11 anos, Álvaro Henrique, recebia a identificação.

Nos finais de semana e feriados, duas equipes estão instaladas em frente a Igrejinha de Piedade e ao Hotel Hotel Blue Tree Towers, no mesmo bairro, das 9h às 16h. Lá, agentes da Guarda Municipal e do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), estarão trabalhando num raio de 500 metros para cada lado.

"No caso de perda, o acompanhante deve procurar um dos estandes mais próximos e informar sobre o ocorrido. Descolamos uma parte da equipe para fazer a busca, além de avisar ao Corpo de Bombeiros e nos comunicamos via rádio. Já para quando alguém encontrar uma criança, trazemos para o posto e entramos em contato com o número que consta na pulseira", explicou Manassés Leito, o supervisor Encarregado do GAT.

Segundo ele, a ação que é realizada desde 2008, mas com a implantação das pulseiras em 2009, resultou na redução desse tipo de situação e na identificação dos jovens. “Este ano foram registrados 25 casos, mas com todas as crianças encontradas. Desses números, 64% são de Jaboatão e 36% de outros locais”, detalhou, completando ainda: " de janeiro a outubro deste ano as 58 ações resultaram em mais de 3.360 pulseiras distribuídas. Uma média de 450 a 650 identificações por final de semana". 

A central da operação Criança Segura-Anjos da Guarda está situada na Gerência da Guarda Municipal, em Massangana. O número, que consta na pulseira, é o 3462-0749.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2012/11/16/NWS,415020,52,554,JABOATAO,2132-PEQUENOS-PROTEGIDOS-ORLA-JABOATAO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário