Evento realizado na manhã desta segunda-feira (05/11), marcou a abertura oficial na campanha municipal
Foto: Marcelo Ferreira
Estudantes, pais, professores, gestores e moradores da comunidade de Lagoa das Garças, na Regional Prazeres, participaram na manhã desta segunda-feira (05/11) de uma peça teatral que marcou o início da campanha municipal de combate a Esquistossomose. É que foi realizada na Escola Municipal Porto da Cidadania, apresentações lúdicas sobre a maneira de prevenção da doença. A ação se estenderá até dia 14 de dezembro, e ocorrerá exclusivamente nas comunidades de Novo Horizonte, em Barra de Jangada, e em Lagoa das Garças, locais identificados com elevada concentração da enfermidade.
“Esse tratamento coletivo, em parceria com a população vai permitir que seja realizado um atendimento mais amplo as vítimas da doença, que pode levar a óbito. Para isso, fizemos um mapeamento e identificamos os casos em que o paciente já tenha contraído a enfermidade. As pessoas identificadas receberão a visita do agente comunitário da saúde (ACS), para orientar a população sobre os exames e as medicações necessárias para cura”, afirmou a gerente da Vigilância em Saúde, Fabianni Meneses.
Para Murilo José da Silva, pai do aluno Evanildo Oliveira, do ensino infantil da Porto da Cidadania, a campanha é mais uma oportunidade da população local entender as formas de prevenção a Esquistossomose, além de auxiliar a Prefeitura no combate a enfermidade. “Essa ação é muito positiva, pois visa orientar melhor as pessoas aqui do bairro que não tem informação suficiente para tratar da doença. Agora, com o conhecimento, irei compartilhar e divulgar com os vizinhos da comunidade”, destacou.
Caso o morador não receba a visita do Agente Comunitário de Saúde (ACS), ele pode procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa. A ação preventiva é intitulada: “Jaboatão sem Esquistossomose, aqui o Shistosoma não tem vez”.
Doença
A Esquistossomose é uma enfermidade em vasta extensão no Brasil, acometendo milhões de pessoas que podem atingir formas graves e até o óbito. É causada por um verme de nome Shistosoma mansoni. Os ovos dos vermes são eliminados nas fezes do homem infectado. As larvas infectam caramujos, que são hospedeiros intermediários e que geralmente encontram na água doce seu habitat. Em contato com elas, o ser humano adquire a doença. Os sintomas são coceira no local de infecção, febre, tosse seca, mal estar geral, cansaço, fraqueza, diarreia (às vezes com sangue), cólicas e dor de barriga. Um dos sintomas mais comuns é o inchaço do abdômen, conhecida popularmente como "barriga d'água".
Parceria
Em parceria com o Governo do Estado, através da Secretária Estadual de Saúde, o objetivo da atividade é reduzir significativamente o índice da Esquistossomose no município. “A perspectiva é que ocorra uma diminuição de 10% dos casos identificados em Jaboatão”, ressaltou Alexandre Menezes, coordenador do projeto Sanar, que tem o objetivo de reduzir ou eliminar doenças transmissíveis em Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário