Ação ocorrerá entre os dias 5 de novembro a 14 de dezembro. Maiores informações pelo número 3476-3068
Foto: Divulgação
Entre os dias 5 de novembro a 14 de Dezembro, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoverá a campanha de tratamento coletivo para o controle da Esquistossomose. A ação ocorrerá exclusivamente nas comunidades de Novo Horizonte, em Barra de Jangada e em Lagoa das Garças, locais identificados com elevada concentração da doença.
O objetivo da atividade é evitar que pessoas residentes em áreas de risco contraiam e atinjam as formas mais graves da doença, que pode levar a morte. “Fizemos um mapeamento e identificamos os casos em que o paciente já tenha contraído a enfermidade. As pessoas identificadas receberão a visita do agente comunitário da saúde (ACS), para orientar a população sobre os exames e as medicações necessárias para cura”, afirmou a gerente da Vigilância em Saúde, Fabianni Meneses.
Caso o morador não receba a visita do ACS, ele pode procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua casa. A ação preventiva é intitulada: “Jaboatão sem Esquistossomose, aqui o Shistosoma não tem vez”.
Doença
A Esquistossomose é uma enfermidade em vasta extensão no Brasil, acometendo milhões de pessoas que podem atingir formas graves e até o óbito. É causada por um verme de nome Shistosoma mansoni que, através da água contaminada por fezes de pessoas são acometidas pela doença.
Sintomas
Coceira no local de infecção, febre, tosse seca, mal estar geral, cansaço, fraqueza, diarréia (às vezes com sangue), cólicas e dor de barriga. Um dos sintomas mais comuns é o inchaço do abdômen, conhecida popularmente como "barriga d'água".
Para maiores informações:
Unidade de Saúde da Família (USF) Lagoa das Garças
Endereço: Rua Carajá, Nº 215
Telefone: (81) 3479.2502
Unidade de Saúde da Família (USF) – Barra de Jangada
Endereço: Rua Laguna, 45, Casa A
Telefone: 3469.4918
Nenhum comentário:
Postar um comentário