sábado, 24 de novembro de 2012

CEREST’S discutem planejamento para 2013

Encontro promoveu o debate de ações futuras na área de Saúde do Trabalhador e foi realizado na sede do Governo Municipal


Foto: Valter Andrade


Uma “Oficina de Integração”, realizada na manhã desta sexta-feira (23/11), no Auditório da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, em Prazeres, serviu para que os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST´s) de Pernambuco planejassem suas atividades para o ano de 2013. O encontro reuniu representantes das oito unidades instaladas do Estado. 
Entre as palestrantes, Denise Timóteo, gerente estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador, que explicou aos presentes as funções e atribuições dos CEREST’S. “Esses centros tem a função de participar da elaboração e execução da política de Saúde do Trabalhador no estado, dar apoio matricial para as equipes dos regionais e suporte técnico na contribuição das ações de vigilância”, ressaltou.   
“O principal objetivo desta ação é discutir o que foi feito durante o ano de 2012 na área de Saúde do Trabalhador. Queremos aperfeiçoar as ações que tiveram êxito e discutir as que não deram certo, para aperfeiçoa-las e executar o planejamento para o ano de 2013”, ressaltou Dóris Moreira, coordenadora do CEREST Jaboatão.   
Já a secretária Municipal de Saúde, Gessyanne Paulino, acredita que o fortalecimento das ações em Saúde do Trabalhador e a interação entre os Centros de Referência, que tem como objetivo informar a população trabalhadora os benefícios que a promoção e prevenção em saúde proporcionam ao seu bem estar, será novamente atingido. 
Unidade Regional 
Os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST´s) promovem ações para melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida dos trabalhadores por meio da promoção, prevenção e vigilância. 
Em Jaboatão, o CEREST Regional Jairo Tenório de Albuquerque está inserido na Gerência de Vigilância em Saúde, sendo atuante em onze municípios da Região Metropolitana do Recife. Essa unidade tem o papel de capacitar a rede de serviços de saúde, apoiar as investigações de média e alta complexidade, além de subsidiar a formulação de políticas públicas no Sistema Único de Saúde (SUS). 
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/saude/2012/11/23/NWS,415039,52,556,JABOATAO,2132-CEREST-DISCUTEM-PLANEJAMENTO-2013.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário