quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Tela Jovem conscientiza jovens sobre drogas

Exibição de curta ocorreu na Associação dos Moradores da comunidade de Carolinas




Foto: Divulgação



As férias estão acabando. E nada como um filme para alegrar os últimos momentos desses dias. Sem se esquecer, é claro, de extrair exemplos e aprender com as histórias dos personagens da trama. E foi através de um curta abordando a temática das drogas e os danos que causam à sociedade que o Tela Jovem reuniu uma turma de diversas idades. As atividades foram realizadas na Associação dos Moradores da comunidade de Carolinas, na Regional 6 – Praias, durante a manhã desta terça-feira (31/7). O Projeto é realizado pela Prefeitura do Jaboatão, através da Secretaria Executiva de Juventude. 
Segundo Alana Lopes, assistente da Secretaria de Juventude, os encontros têm o intuito de ir às comunidades para lidar com problemas que afligem os bairros. “Promovemos um debate com os que comparecerem sobre os impasses que precisam ser resolvidos com maior urgência. Esse projeto foi construído de forma coletiva e agora somos chamados para ir a vários lugares para tratar de diversos temas.” 
Ao final dos filmes são promovidos debates para que os presentes emitam opiniões sobre o que assistiram. Além de poderem contribuir de outras maneiras para melhorar a vida dos jovens. As pessoas discutiram sobre a diferença entre drogas lícitas e ilícitas e os efeitos que têm na sociedade. Alguns dos pontos ressaltados é que não é só responsabilidade das ilícitas, ou seja, as que são proibidas por lei, que causam prejuízos à vida dos usuários. E também o cuidado que os jovens devem ter para não se envolver com o crack, já que as consequências afetam não só a pessoa, mas as vidas dos mais próximos. 
Dentre os jovens presentes, Jonas Soares, 14 anos, morador de Piedade, aprovou a iniciativa do projeto. “É muito bom podermos discutir essas questões. Gostei bastante da temática sobre as drogas. Outro tema que também gostaria de ver no Tela Jovem é a instrução para a juventude não ter relações sexuais sem prevenção.” 
Ao final do curta, os jovens tomaram conhecimento do Plano Municipal de Ações Integradas sobre Drogas, criado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes para reduzir os danos na vida de muitos munícipes. 
Por ora, o projeto está focado nas drogas, porém em breve tratará da exploração sexual de crianças e adolescentes. O Tela Jovem já foi apresentado em todas as regionais do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário