sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Jaboatão adere ao sistema online para Carteira de Livre Acesso

Com esta, somam-se sete cidades da Região Metropolitana com esse investimento


Foto: Tiago Brito



Para facilitar o processo de solicitação da Carteira de Livre Acesso em Jaboatão dos Guararapes, está sendo instalado um sistema online. A ação faz parte do trabalho da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que tem a intenção de agilizar o processo de cadastro nos municípios que compõem a Região Metropolitana do Recife (RMR). Com Jaboatão, somam-se sete cidades que aderiram ao novo projeto. 

”É um trabalho novo, que estamos visando minimizar, principalmente, o tempo de recebimento da carteira ao usuário. Antes, o tempo era de aproximadamente três meses. Agora, o cidadão recebe em apenas um”, explicou Adriana Figuerôa, coordenadora da Carteira de Livre Acesso. Ela completa ainda: “com esse sistema, teremos mais detalhes sobre os portadores de deficiência. Informações de grande valor para os municípios”. 

A central de Jaboatão, que está situada Secretaria de Promoção da Cidadania, em Candeias, recebeu um computador e um scanner para a realização do novo serviço. “O que vai facilitar nesse trabalho é o envio online das propostas. Além disso, nossa intenção é sistematizar os pontos de inscrição, para que cada local faça individualmente. A implantação de mais núcleos de cadastro é o outro objetivo”, conta a coordenadora das Ações de Atenção à Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, Elza Mota. Segundo ela, o novo sistema entrará em funcionamento a partir da próxima semana. 

Como solicitar a carteira?

Para receber o benefício, o morador ou acompanhante deve levar nos pontos de inscrição o atestado médico, comprovante de residência (com o nome do beneficiário, cônjuge ou pais), cópia da certidão de nascimento ou casamento, identidade e duas fotos 3x4 coloridas e recentes. 

Após o requerimento, o município encaminha para a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead). Aprovado, os cadastros são encaminhados para o Grande Recife, que faz a emissão. A carteira é emitida aos portadores de deficiência mental, física e sensorial. O prazo de validade é por dois anos, cuja utilização é em toda a RMR.

Pontos de inscrição:


Regional Jaboatão Centro
Local: Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Vila Rica
Endereço: Rua Santo Amaro, nº 36
Telefone: (81) 3379-4035
Funcionamento: segunda a quinta, das 8h às 16h

Regional Cavaleiro
Local: Cras de Cavaleiro
Endereço: Rua Sete de Setembro, nº 102
Telefone: (81) 3455-7665
Funcionamento: segunda a quinta, das 8h às 16h

Regional Curado
Local: Cras Curado
Endereço: Rua José de Alencar, nº 85
Telefone: (81) 3452-5083
Funcionamento: quarta-feira, das 8h às 16

Regional Prazeres
Local: Cras Prazeres/Comporta
Endereço: Rua Comendador Didier, 474
Telefone: (81) 3461-2749
Funcionamento: segunda a quinta, das 8h às 16h


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2012/08/16/NWS,414720,52,554,JABOATAO,2132-JABOATAO-ADERE-SISTEMA-ONLINE-CARTEIRA-LIVRE-ACESSO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário