sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Procon de Jaboatão orienta consumidores

Fiscais e advogados percorreram lojas do Shopping Guararapes, em Piedade



Tiago Brito


A dona de casa, Greice Assunção, 51 anos, tinha comprado um produto em uma loja no Shopping Guararapes, em Piedade. No entanto, estava esperando o recebimento há dez dias. Ela procurou a equipe do órgão de Proteção ao Consumidor (Procon) de Jaboatão dos Guararapes, que estava realizando um mutirão nesta quinta-feira (22/12), no centro de compras, para resolver o problema.

Esta ação, que é promovida anualmente nos principais centros comerciais do município, tem o intuito de visitar os estabelecimentos para saber se estão cumprindo a lei, bem como prestar esclarecimentos aos consumidores sobre os seus direitos. O mutirão contou com a presença do superintendente do Procon de Jaboatão, Altamiro Fontes, 15 fiscais e quatro advogados.

Em negociação com o estabelecimento, Greice teve o seu dinheiro devolvido. Além dela, mais dois clientes que compraram no mesmo local, estavam sem receber o produto há dias. Nestes dois casos, a empresa vai entregar as mercadorias no prazo de 24 horas. Caso contrário, a multa será aumentada. “Só tenho que agradecer ao Procon pelo apoio, pois, me senti protegida, sabendo que os meus direitos foram respeitados”, parabenizou Greice.

A equipe distribuiu panfletos informativos e cartilha sobre o Código de Defesa do Consumidor. Adesivos com o número do órgão também foram afixados nas lojas. Durante a visita, foram encontradas algumas irregularidades, como a cobrança indevida de 10% nos restaurantes, idosos e mulheres com crianças de colo esperando mais do que o tempo determinado em fila, que é de até 30 minutos, e atraso na entrega de produtos.

“De acordo com pesquisa realizada, foi identificado que o maior centro de compras de Jaboatão é o Shopping Guararapes. Na terceira edição deste mutirão, escolhemos novamente o local porque há uma grande concentração de pessoas”, explicou o superintendente do Procon, Altamiro Fontes. Entre as principais dúvidas, segundo ele, estão a troca de objetos e a taxa extra cobrada nos restaurantes.

Fontes destacou a evolução que o município obteve na área dos direitos do consumidor. “Recebemos por mês uma média de 3000 atendimentos que, no início da gestão, era de aproximadamente 100. Este resultado representa que estamos resgatando a confiança das pessoas e, agora, elas estão denunciando e  percebendo os resultados”, completou Altamiro.

ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR

Procon de Jaboatão dos Guararapes
Endereço: Rua Emiliano Ribeiro, nº 389
Telefone: 0800-281-6970

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/assuntos-juridicos/2011/12/23/NWS,413930,52,547,JABOATAO,2132-PROCON-JABOATAO-ORIENTA-CONSUMIDORES.aspx

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