quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Elias Gomes participa de inauguração do Sistema Pirapama


Com a obra finalizada, 5 m3 de água por minuto serão liberados para mais de 3 milhões de pessoas na RMR

Foto: Site da Prefeitura


No final da tarde desta segunda-feira (05/12), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, inaugurou o sistema de abastecimento de água Pirapama. Com a obra finalizada, cerca de três milhões de pessoas em toda a Região Metropolitana do Recife passam a ter água todos os dias nas torneiras, pondo fim ao racionamento. O fluxo de água total chega a 5 m3 de água por minuto circulando nos canos da Região.

O governador do Estado, Eduardo Campos, explicou o processo de construção do sistema, durou quase 40 anos, mas só conseguiu ser finalizado nesta gestão. “O projeto começou em 1963, mas só agora nessa gestão conseguiu os investimentos necessários para conclusão. 1/3 do investimento veio do Governo Federal e 2/3 do Estado. No total foram empregados R$ 500 milhões. Além desse investimento, já estamos com R$ 400 milhões à disposição da Compesa para a troca dos canos, que precisam ser substituídos para suportar a pressão da água”, discursou.

Para o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, o novo sistema equilibra o crescimento, pelo qual passa a Região. “Eu acompanho desde muitos anos, desde a construção da barragem até a distribuição dessa água. Ela é uma obra que vem atender a dois aspectos fundamentais. Primeiro regular o abastecimento da população, que passava até 15 dias sem água nas torneiras e segundo aos investidores que agora podem contar com uma estrutura de abastecimento regular”, explicou.

O gestor ressaltou que, com o racionamento de água o município perdia grandes investimentos. “Muitas empresas que desejavam se instalar na região, por exemplo em Jaboatão, e deixavam de vim porque não tinham o atendimento regular de abastecimento de água. Tinham que criar suas próprias estações de tratamento. Com essas obras nós teremos atendido esses dois aspectos, a população com água nas torneiras e os investidores, os bares, as indústrias, os empreendedores que vierem para aqui terão um abastecimento de água regular”, disse.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-da-cidade/2011/12/06/NWS,413867,52,552,JABOATAO,2132-ELIAS-GOMES-INAUGURACAO-SISTEMA-PIRAPAMA.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário