sábado, 22 de setembro de 2012

A saúde avança na comunidade de Curcurana

Com investimento aproximado de R$ 150 mil na construção e na aquisição de novos equipamentos, a USF Curcurana III atenderá cerca de três mil pessoas


Foto: Valter Andrade


Na última quinta-feira (20/09), foi inaugurada mais uma Unidade de Saúde da Família, a USF Curcurana III. Localizada na Rua Catanduvas, a nova unidade tem por principal objetivo trazer mais facilidades para as famílias jaboatanenses na hora de cuidar da saúde. De acordo com o vice-prefeito Edir Peres, que esteve presente durante toda a solenidade de inauguração, as unidades de saúde não são criadas aleatoriamente. 
“Essa é a décima segunda equipe de saúde da família que implantamos no município para atender a população. Mas antes de inaugurar, é realizado um estudo na localidade para verificar quais as principais necessidades dos moradores. Por isso, toda unidade é importante, por cuidar da saúde e cuidar de todo Jaboatão”, enfatizou Edir Peres. 
Para a secretária municipal de saúde, Gessyane Paulino, a forma de tratar a saúde para boa parte da população terá uma nova perspectiva. “Foi verificado que essa região possuía uma área ainda desassistida, por isso veio a nova USF com uma equipe treinada para fazer encaminhamento e acolhimento de pessoas que precisam de atendimento e que agora terão uma melhor qualidade na saúde”, explica Gessyane. 
A dona de casa Andréia Maria de Mendonça, moradora da comunidade há mais de nove anos, define a implantação desse novo ponto de apoio como uma grande conquista. “Saber que não vou precisar mais sair no meio da madrugada para marcar uma ficha no posto de Barra de Jangada e que posso tratar da saúde da minha filha pertinho de onde moro é muito bom, me sinto aliviada e muito feliz. Esse já é um grande passo”, completa Andréia. 
Para a dona de casa, Janete Santana, residente no bairro há 60 anos, Curcurana tem melhorado bastante nos últimos tempos. “Antes era bem complicado cuidar de qualquer coisa aqui, até mesmo transporte, mas agora a gente vê que está tudo melhorando. A nossa saúde, que é o principal, está sendo bem cuidada, ainda mais com pessoas da nossa comunidade trabalhando para isso” afirma Janete. 
A USF conta com uma equipe de médicos, enfermeiros, odontólogo, técnicos de enfermagem, auxiliar de saúde bucal (ASB) e agentes comunitários de saúde (ACS) e uma estrutura formada por recepção e sala de espera; salas de vacina, de coleta, de curativo, nebulização e de esterilização; farmácia; três consultórios (médico, enfermagem e odontológico); banheiros (incluindo para pessoas portadoras de deficiências); e escovódromo, para ações educativas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário