Membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Jaboatão foram empossados
Foto:Marcelo Ferreira
O debate em torno das questões ambientais e como toda a sociedade pode contribuir para diminuir os impactos sobre o meio ambiente tem se tornado constante. Pensando em tornar esse tema assunto recorrente entre os munícipes, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes regulamentou por meio do decreto 82/2013, a criação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CONSEMMA). Nesta sexta-feira (04), o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, empossou os membros do Conselho.
A solenidade aconteceu no salão da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, no Monte dos Guararapes. Ao todo, são 40 conselheiros (20 titulares e 20 suplentes). Entre os titulares e suplentes, 20 são representantes do governo municipal e 20 são representantes da sociedade civil organizada. Todos foram eleitos por representantes do segmento, em reuniões específicas, para um mandato de dois anos.
Na ocasião, o prefeito Elias Gomes falou dos avanços do município nas causas ambientais. “Aqui podemos refletir sobre o que se fez e o que deixou de ser feito. O lixo é um exemplo disso: Jaboatão era visto como um grande lixão, era um depósito de lixos. Lutamos muito para desativar o lixão da Muribeca. Além disso, implantamos a coleta seletiva, tanto do resíduo sólido e agora com o tratamento do óleo; e implantamos a coordenação de proteção ao animal”, afirmou Elias.
O prefeito ainda destacou ações que podem contribuir para melhorar a vida de todos. “É importante fortalecer a educação ambiental, especialmente nas escolas. Além disso, é preciso formar multiplicadores da limpeza. Afinal, é preciso sensibilizar os pescadores e ambulantes que trabalham na Orla quanto é necessário o cuidado com a limpeza do meio ambiente, fonte de renda para eles”, destacou o prefeito.
Alfredo Serafim, 53, trabalhador da indústria do papel, agora conselheiro do CONSEMMA, afirmou que a criação do Conselho irá fortalecer o diálogo com a sociedade. “Será um desafio! Eu já tento conscientizar as pessoas no meu dia-a-dia, especialmente quanto ao descarte do lixo, mas é muito complicado. E no Conselho quero sugerir algumas prioridades, como a limpeza dos rios e a arborização da cidade”, declarou.
CONSEMMA
O Conselho Municipal de Meio Ambiente já existia no município há dois anos, mas apenas ano passado foi regulamentado. O objetivo do CONSEMMA é apreciar e propor diretrizes para as políticas do Meio Ambiente do município; propor e opinar normas legais e ações, visando a defesa, conservação, recuperação e melhoria da qualidade ambiental do município; fiscalizar a aplicação das normas; conscientizar sobre as ações que visam preservar o meio ambiente; receber denúncias feitas pela população e remeter aos órgãos competentes; entre outros.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/secretaria-municipal-de-desenvolvimento-urbano-e-sustentabilidade/2014/04/05/NWS,416813,52,549,JABOATAO,2132-JABOATAO-AVANCA-DEFESA-MEIO-AMBIENTE.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário