Após as obras de engorda, que movimentaram 1 milhão m³ de areia, o trabalho consiste no monitoramento de toda a orla
O litoral do Jaboatão dos Guararapes recebeu os serviços de engorda das praias, considerada a maior intervenção deste tipo no Brasil em extensão. Após este processo, está em execução o monitoramento diário para avaliação. Neste sábado (01/02), os secretários de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Fátima Lacerda e de Meio Ambiente, Habitação e Saneamento, Edvaldo Rufino, visitaram o trecho de Candeias, próximo ao Mercado do Peixe.
Neste local, houve acúmulo de água, em função da maré alta. “A engorda é um conjunto de obras. Neste trecho, próximo ao Mercado do Peixe, foi identificado que seria necessário apenas o seccionamento do quebra-mar, ou seja, dividí-lo em cinco partes, para que a água pudesse ter mais oxigenação. Próximo a esta área, houve os serviços de regeneração das praias”, explicou.
Segundo a gestora, esse fenômeno (a concentração de água) é um comportamento da natureza, o que significa que está se readequando com as intervenções. “Isso é uma resposta positiva, que está se modificando naturalmente. E isso nos dá o indicativo para fazer as manutenções necessárias nesta área, pois, contamos com uma reserva de areia para usá-la, caso for preciso. É um processo que está nos padrões de normalidade”, garantiu.
Até março, será elaborado um laudo com o resultado de todo o monitoramento. Com isso, serão planejadas ações, conforme identificada alguma situação.
Obras
Considerada a maior intervenção deste tipo no Brasil em extensão, as obras de contenção do avanço do mar, concluída em novembro de 2014, movimentaram 1 milhão de m³ de areia (o que equivale a 80 mil caminhões do tipo caçamba). Para a recuperação da faixa litorânea de 5,8 km, foram investidos cerca de R$ 41 milhões, recursos dos governos Municipal e Federal.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/secretaria-municipal-de-desenvolvimento-urbano-e-sustentabilidade/2014/02/01/NWS,416543,52,549,JABOATAO,2132-PRAIA-READEQUANDO-INTERVENCOES-GARANTE-FATIMA-LACERDA.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário