O núcleo de mediação de conflitos, também conhecido como núcleo de voluntariado da UR -11, atua a mais de oito anos no bairro no bairro de mesmo nome. Resolvendo pequenos conflitos entre os moradores, fazendo curativos para quem precisa, doando roupas, enxovais e cestas básicas para a população carente que vive nas imediações do bairro.
Algumas pessoas podem achar que todo esse trabalho é desempenhado por uma equipe vasta de voluntários. É ai que muitos se enganam. O núcleo de voluntariado nasceu do sonho de uma pessoa e é essa mesma pessoa que vem tocando esse projeto a mais de 8 anos. Terezinha de Jesus, uma enfermeira aposentada e muito simpática é a idealizadora do núcleo e que vêm às vezes sozinha, às vezes com a ajuda alguns voluntários tocando esse projeto com força total.
O núcleo começou há seis meses, com a ajuda da prefeitura de Jaboatão, a intermediar conflitos entres casais que se separam; brigas de vizinhos; ajuda com informações à população sobre o cadastramento de benefícios do Governo Federal e muito mais.
Todos os serviços, prestados de forma voluntária, por Dona Terezinha, como é conhecida no bairro e nas comunidades adjacentes são: troca de curativos, verificação da pressão arterial, verificação de glicemia, orientação sobre o bolsa família, auxilio moradia, doações de fraudas geriátricas e etc. Alguns comerciantes do bairro ajudam com doações para que esses serviços possam continuar acontecendo e apesar de algumas dificuldades, Dona Terezinha continuar firme e forte com a realização de seu sonho.
Dona Terezinha ainda faz um trabalha junto à defesa civil na prevenção contra quedas de barreiras e no cadastramento de famílias, que tenham o imóvel condenado pela defesa civil, para receberem auxilio moradia no caso de terem suas casas interditadas.
Alguns fotos de Dona Terezinha no núcleo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário