Evento reuniu gestores municipais e estaduais no Tribunal de Contas de Pernambuco
Foto:Valter Andrade
Na manhã desta terça-feira (18.02), representantes dos governos federal, estadual e municipal se reuniram para debater o programa nacional 'Crack é Possível Vencer'. O encontro aconteceu na sede do Tribunal de Contas do Estado e teve como objetivo debater a implementação e tirar dúvidas dos órgãos que aderiram ao programa.
Em 2013, Jaboatão foi inserido ao programa Crack é Possível Vencer após o prefeito Elias Gomes ter assinado o termo de adesão em Brasília. A iniciativa teve como principal foco integrar as ações de enfrentamento às drogas já existentes no município junto com as do Governo Federal. O programa Crack é Possível Vencer promove a articulação entre estados, com participação da sociedade civil e objetiva aumentar a oferta de tratamento de saúde e atenção aos usuários de drogas; enfrentar o tráfico e as organizações criminosas, além de ampliar atividades de prevenção. Desde o início do programa até o fim deste ano, a previsão é que sejam investidos R$ 85 milhões em pernambuco para implantar ou reforçar equipamentos públicos já em funcionamento nas áreas da Assistência Social, Saúde, Educação e Segurança Pública.
O secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Frederico Amâncio, falou sobre a importância do encontro. "O problema das drogas é um grande desafio a ser combatido nas diversas esferas sociais, principalmente nas de assistência, segurança, direitos humanos e saúde. É um assunto que deve ser debatido desta forma, com a participação de todos e hoje é uma grande oportunidade para realizarmos esse trabalho", falou.
Desde o início da gestão Elias Gomes que o município vem trabalhando forte no enfrentamento às drogas. Em 2012 foi lançado o Plano Municipal de Ações Integradas sobre Drogas de Jaboatão que é composto por 46 ações, divididas em quatro eixos: o da prevenção, com ações de formação e sensibilização de agentes públicos e da sociedade sobre os efeitos do uso indevido de drogas; o do atendimento, que visa acolhimento e a atenção ao usuário e seus familiares; o da reinserção do usuário, articulando políticas sociais de qualificação e inserção profissional; e o da repressão ao tráfico de drogas, em parceria com as polícias e com a justiça, visando reduzir a oferta no município.
Marcello Gadelha, secretário de Direitos Humanos, Políticas sobre Drogas e Juventude do Jaboatão falou sobre como tem sido trabalhar as ações do Plano Municipal junto com o programa de combate ao crack, em parceria com a população. "Estamos trabalhando há 3 anos com políticas sobre drogas, de forma integrada e transversal junto com a sociedade jaboatanense e vivemos um momento de revalidação das ações do nosso plano, para que o êxito seja cada vez maior. O trabalho com foco, direcionando as ações para os públicos mais vulneráveis da sociedade, é o que tem dado bons resultados", disse.
Em 2013, Jaboatão realizou 7 mil abordagens a pessoas em situação de rua com campanhas educativas sobre drogas. O Centro de Atendimento Psicossocial para Álcool e outras Drogas (CAPS – AD) atendeu cerca de 450 usuários e o CAPS infanto juvenil atendeu outros 150. Através do programa Projovem, 700 adolescentes realizaram 28 oficinas nas quais eles puderam debater a temática das drogas.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/prefeitura/prefeitura/2014/02/18/NWS,416605,51,546,JABOATAO,2132-JABOATAO-ENCONTRO-DISCUTIR-PROGRAMA-CRACK-POSSIVEL-VENCER.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário