Para atender a demanda, serão 45 funcionários para a realização dos cadastros
Foto: Tiago Brito
Conforme informações do Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal,
Jaboatão dos Guararapes tem mais de 69 mil estão inseridas no programa
Bolsa Família. Além deste trabalho, em garantir os direitos das famílias
em vulnerabilidade social, será realizado, a partir do mês de agosto
deste ano, um trabalho pioneiro na cidade. As famílias em situação de
rua serão cadastradas. De acordo com a demanda, vai possibilitar saber o
quantitativo dessas pessoas e as ações a serem executadas.
Para
atender todos os trabalhos, o governo municipal, por meio da Secretaria
Executiva de Assistência Social, aumentou para 45, o número de
profissionais para o serviço de cadastro. Antes de iniciarem as funções,
eles estão participando de uma capacitação que segue até esta
quinta-feira (19/07). O local é na Gerência da Guarda Civil Municipal,
em Massangana.
Os participantes, entre técnicos e a equipe de abordagem social (que trabalharão com a população de rua), receberam materiais, no que concerne a todo o processo de abordagem e a utilização do sistema CadÚnico e o formulário. Ministrando as aulas, participam Cristiano Ramos, membro da coordenação Estadual do Cadastro Único/Bolsa Família e Rosangela Fontes, da gerência de Planejamento, Monitoramento e Capacitação da Secretaria de Promoção da Cidadania.
“No último dia, os técnicos realizarão uma prova para saber se estarão aptos. Aprovados, os documentos serão encaminhados para o Governo do Estado e, em seguida, para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. No prazo de 15 dias (previsto para o mês de agosto deste ano), após a autorização, os profissionais das duas áreas trabalharão”, detalha a coordenadora municipal de Gestão do CadÚnico/Bolsa Família, Flávia Fernandes.
Ela ressalta sobre o trabalho com as pessoas em situação de rua. “Como será realizado o cadastro pela primeira vez, a equipe de abordagem social vai colher as informações de cada um. Queremos analisar a situação deles. É fazer com que os direitos sejam garantidos. Levar a assistência social para todos”, assegura. “O aumento dos funcionários também tem a intenção de que a meta deste ano seja cumprida, que é atualizar 20 mil famílias”, completa.
CadÚnico - O Cadastro Único faz parte do Governo Federal, onde as famílias em vulnerabilidade social se inscrevem e são avaliadas. O sistema analisa as condições de cada uma, para posteriormente, serem beneficiadas em algum programa social, a exemplo do Bolsa Família. Em Jaboatão, segundo o CadÚnico, são mais de 110 mil famílias cadastradas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário