As atividades envolveram e divertiram várias crianças de Jardim Cajueiro
Dança da cadeira, pintura, teatro, animação e muita descontração. Esses são os atrativos que fazem o pequeno William Rogério de Lima, de 8 anos, vir correndo de casa para participar das atividades oferecidas pelo PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) da comunidade de Jardim Cajueiro. “O que mais gosto de aprender aqui são trabalhos feitos com argila, dança, principalmente as de swingueira, e de várias outras animações. O dia de hoje está sendo muito diferente e legal para mim”, revela.
A manhã do dia 19 de julho foi reservada para um propósito bastante especial: fazer um intercâmbio entre a sociedade governamental para levar um dia com mais alegria para crianças com vulnerabilidade do PETI. A iniciativa foi realizada pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Cajueiro Seco e contou com a ajuda de jovens da comunidade e de Secretarias da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes.
Segundo o facilitador social do CRAS, Higor Weslley, a intenção das atividades é chamar a atenção do governo para assistir o PETI. “O número de alunos no local está diminuindo. É necessário valorizar e manter projetos já existentes para garantirmos um futuro melhor para as crianças desse bairro.”
Existem 23 núcleos do PETI espalhados por todas as regionais do município de Jaboatão dos Guararapes, segundo uma das supervisoras do programa, Kelly Barros. “Oferecemos um espaço seguro, duas refeições por dia e atividades focadas na cidadania. Agora no período de férias estamos trabalhando com as crianças a figura paterna. Muitas delas não têm pai, então procuramos sempre conhecer a história desses pequenos e dar a assistência necessária.”
A facilitadora do núcleo onde ocorreram as atividades, localizado na Rua Nª Srª dos Prazeres, nº 13, núcleo Vaquejada, próximo à Escola Municipal Luiz Lua Gonzaga, estava bastante feliz com tudo. “Hoje qualquer criança que tenha entre seis e 14 anos pode participar do PETI. E esse dia está sendo muito especial para elas.”
A jovem Izabela Maria, de 16 anos, já fez parte do Pró-Criança, e se juntou aos pequeninos durante o dia. “É muito gratificante vir e poder trazer um pouco mais de alegria e ver todos se divertindo. Estou muito satisfeita por ter participado.”
Ao final, o Coletivo do CRAS Prazeres também apresentou uma peça teatral, instruindo as crianças contra o abuso e a exploração sexual. Além de denunciarem ligando para o Disque 100 gratuitamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário