As empresas que estão participando são a Construtora OAS e a Construtora Van Oord, da Holanda
Foto: Divulgação
A previsão é que até o dia 2 de agosto sejam avaliados os dados legais, a exemplo da documentação das empresas. O resultado da análise das propostas deverá ser conhecido logo depois, no dia 13, com o anúncio da empresa vencedora.
As obras de contenção do avanço do mar preveem o engordamento artificial da faixa de praia, que em alguns locais já se restringe a espaços de edifícios e outros imóveis. A empresa norteamericana Coastal Planning Engineereing do Brasil (CPE) desenvolveu um projeto executivo que aponta para a necessidade da utilização de 600 mil m³ de areia, o equivalente a 60 mil caminhões-caçamba.
A execução dos serviços está estimada em mais de R$ 39 milhões, recursos do Governo Federal. O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, firmou convênio que destina R$ 13 milhões para contenção do avanço do mar.
EXECUÇÃO
Para os serviços de engorda da orla, um navio com um equipamento do tipo aspiradora, que pode trabalhar em movimento, faz a retirada da areia. Posteriormente, o navio se desloca para uma área próxima ao local que receberá a engorda e um rebocador transporta a areia até a beira-mar. Para espalhar a areia, será utilizada uma retroescavadeira. A distância entre a jazida e a praia de Piedade é de 14 quilômetros.
Com os trabalhos concluídos, a faixa de praia passará a ter aproximadamente 40 metros de largura.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-da-cidade/2012/07/25/NWS,414633,52,552,JABOATAO,2132-DUAS-EMPRESAS-LICITACAO-CONTENCAO-AVANCO-MAR.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário