quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Secretaria de Saúde promove capacitação para funcionários


A iniciativa segue até amanhã (07/12), no Hotel Barramares, em Piedade

Fornecer ferramentas aos servidores, para melhorar o serviço público de saúde. É com este foco que a Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes iniciou hoje (06/12), uma capacitação aos funcionários sobre o programa Tabwin, que serve para analisar os indicadores, como a criação de estatísticas. A iniciativa, que segue até amanha (07/12), está sendo realizada no Hotel Barramares, em Piedade.

A capacitação está sendo voltada para técnicos em Vigilância e da Gerência de Atenção Primária em Saúde. Na oportunidade, os participantes estão recebendo aulas práticas e teóricas sobre o Tabwin. As apresentações estão sendo ministradas pela chefe do Núcleo do Sistema de Informação, Sheila Rodrigues, e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Sarita Ferraz.

“A formação é um meio para descentralizar os serviços, onde mais funcionários poderão ter acesso a essas informações, por meio do Tabwin. Com esta visão, a ideia é facilitar o fornecimento dos dados do município e o monitorando dos indicadores, a exemplo do programa das ações da Vigilância em Saúde,”, explica Sheila Rodrigues.

Segundo ela, as informações também são fornecidas para o Ministério da Saúde e o Governo do Estado, através do Sistema de Informação e Mortalidade (SIM), Sistema de Informação de Nascimento (SINASC) e o Sistema Nacional de Agravo de Notificação Compulsória.

O objetivo da capacitação, de acordo com o gerente da Vigilância em Saúde, José Lancarte, “é proporcionar formação aos trabalhadores, para que possam utilizar essa ferramenta de trabalho. Desta forma, dar mais agilidade aos serviços”.

APROVAÇÃO

A chefe do Núcleo de Saúde da Mulher, Samara Brelaz, aprovou a formação. Para ela, “é mais uma possibilidade de ter acesso às informações, de forma mais rápida, facilitando o trabalho”.

A mesma opinião é da chefe do Núcleo da Criança e Adolescente, Amanda Gusmão. “Utilizamos este programa, no entanto, nem todos sabem operar. E estes dois dias de aprendizagem vão proporcionar mais conhecimentos para manuseá-lo e repassar as informações para outras pessoas”, afirma.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/saude/2011/12/06/NWS,413870,52,556,JABOATAO,2132-SECRETARIA-SAUDE-PROMOVE-CAPACITACAO-FUNCIONARIOS.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário