Além de Cajeiro Seco, já foram befeciciadas as comunidades de Jaboatão Centro e Cavaleiro
Todos têm um talento, algo para ensinar, para aprender e para mostrar. E muitas vezes esses dons não conseguem ser revelados por não haver incentivo ou investimento no que as pessoas sabem fazer de melhor. Para contornar essa situação no início da noite da última sexta-feira (02/12), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da secretaria de Cultura, lançou o terceiro NAC (Núcleo de Ação Cultural) do município, no bairro de Cajueiro Seco. O investimento anual aplicado para a realização dos cursos é de cerca de R$ 100 mil.
A função do espaço, segundo o gerente da secretaria de Cultura, Nildo Barbosa, é descobrir o potencial o município detem. “Aqui as pessoas terão a oportunidade de servirem como agentes culturais, participando de cursos que incentivem a cultura e o talento que possuem. As oficinas terão um ano de duração e comportarão no máximo 30 alunos de segunda a sexta-feira durante os três turnos”, explica Nildo, acrescentando que no final de 2012 os alunos do espaço participarão de um grande espetáculo a fim de exibirem para Jaboatão o que aprenderam.
Valdeck Farias, dono do espaço, que antes era chamado de Associação Cultural para Todos, estava bastante satisfeito porque o local no qual desenvolve oficinas culturais agora poderá ajudar ainda mais pessoas. “Este momento é um grande passo para a cultura e para o jovem. A população a partir dos cinco anos de idade poderá aprender hip hop, percussão, dança, balé, capoeira e mostrar o talento que tem. Agradecemos à Prefeitura pelos professores e pelos materiais que nos disponibilizaram”, declara Valdeck.
Professor de hip hop há 2 anos, Mário Henrique, 23 anos, já foi vencedor de diversos campeonatos e alega “Os alunos que vierem poderão se destacar se perseverarem e acreditarem no sonho que têm. Aprenderemos juntos para mostrarmos o talento dos jovens”, disse.
Os moradores do bairro também demonstravam felicidade com a inauguração do mais novo espaço cultural da comunidade. Dona Eva Maria, moradora local, foi uma das que expressou esse sentimento com a realização das atividades do NAC. “É bom saber que temos uma pessoa responsável trabalhando para melhorar a vida de nosso município. É maravilhoso tudo isso que estão fazendo pelos nossos jovens. Dessa maneira, a juventude poderá desenvolver os talentos em vez de ficar perambulando pela rua e se envolvendo com coisas que não prestam”, afirmou Eva.
O neto de Dona Eva, Guilherme Henrique, de nove anos, afirmou, entusiasmado, que espera com ansiedade para participar das atividades de dança no local. “Será uma oportunidade excelente. Tenho certeza de que aprenderei muita coisa no NAC”, finalizou o garoto.
O vice-prefeito, Edir Peres, destacou que esta ação representa mais um investimento para a valorização cultural do município. "Que esta comunidade saiba utilizar este espaço como ferramenta para desenvolver grandes talentos e, assim, resgatar os potenciais artísticos do nosso município", enfatizou. A inauguração do NAC de Cajueiro Seco contou ainda com as presenças do secretários Francisco Amorim (Desenvolvimento Social) e Ivan Lima (executivo de Cultura).
O NAC já existe em Jaboatão Centro, Cavaleiro, Cajueiro Seco e o próximo a ser lançado levará mais cultura para a comunidade do Areeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário