Fiscais e advogados percorreram lojas do Shopping Guararapes, em Piedade
Tiago Brito
A dona de casa, Greice Assunção, 51 anos, tinha
comprado um produto em uma loja no Shopping Guararapes, em Piedade. No
entanto, estava esperando o recebimento há dez dias. Ela procurou a
equipe do órgão de Proteção ao Consumidor (Procon) de Jaboatão dos
Guararapes, que estava realizando um mutirão nesta quinta-feira (22/12),
no centro de compras, para resolver o problema.
Esta
ação, que é promovida anualmente nos principais centros comerciais do
município, tem o intuito de visitar os estabelecimentos para saber se
estão cumprindo a lei, bem como prestar esclarecimentos aos consumidores
sobre os seus direitos. O mutirão contou com a presença do
superintendente do Procon de Jaboatão, Altamiro Fontes, 15 fiscais e
quatro advogados.
Em negociação com o
estabelecimento, Greice teve o seu dinheiro devolvido. Além dela, mais
dois clientes que compraram no mesmo local, estavam sem receber o
produto há dias. Nestes dois casos, a empresa vai entregar as
mercadorias no prazo de 24 horas. Caso contrário, a multa será
aumentada. “Só tenho que agradecer ao Procon pelo apoio, pois, me senti
protegida, sabendo que os meus direitos foram respeitados”, parabenizou
Greice.
A equipe distribuiu panfletos informativos
e cartilha sobre o Código de Defesa do Consumidor. Adesivos com o
número do órgão também foram afixados nas lojas. Durante a visita, foram
encontradas algumas irregularidades, como a cobrança indevida de 10%
nos restaurantes, idosos e mulheres com crianças de colo esperando mais
do que o tempo determinado em fila, que é de até 30 minutos, e atraso na
entrega de produtos.
“De acordo com pesquisa
realizada, foi identificado que o maior centro de compras de Jaboatão é o
Shopping Guararapes. Na terceira edição deste mutirão, escolhemos
novamente o local porque há uma grande concentração de pessoas”,
explicou o superintendente do Procon, Altamiro Fontes. Entre as
principais dúvidas, segundo ele, estão a troca de objetos e a taxa extra
cobrada nos restaurantes.
Fontes destacou a
evolução que o município obteve na área dos direitos do consumidor.
“Recebemos por mês uma média de 3000 atendimentos que, no início da
gestão, era de aproximadamente 100. Este resultado representa que
estamos resgatando a confiança das pessoas e, agora, elas estão
denunciando e percebendo os resultados”, completou Altamiro.
ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR
Procon de Jaboatão dos Guararapes
Endereço: Rua Emiliano Ribeiro, nº 389
Telefone: 0800-281-6970
Endereço: Rua Emiliano Ribeiro, nº 389
Telefone: 0800-281-6970
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