quarta-feira, 5 de junho de 2013

10db4223a5ab2eb1445f7250ed25e7dd.jpg
Chuva forte atinge o Recife desde a madrugada
Foto: Thaís Sanchez/NE10

Do NE10


A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta, nessa terça-feira (4), para a chuva que provavelmente vai atingir o Recife e a Região Metropolitana nesta quarta (5). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém a previsão de grande quantidade de chuva acumulada até as 18h de hoje na capital pernambucana e em outros estados do litoral nordestino entre os estados da Paraíba e da Bahia.


Segundo a Apac, a chuva no Grande Recife nesta quarta-feira pode ser superior a 30 milímetros, com um dia de chuva contínua em toda a região ao longo do dia com intensidade moderada a forte. A temperatura na capital pernambucana deve variar 21ºC e 30ºC.


Apesar disso, o gerente de meteorologia da Apac, Patrice Rolando Oliveira, afirmou ao Jornal do Commercio nessa terça que "não é preciso pânico". A média para todo o mês de junho é de 377,9 milímetros, de acordo com o Inmet. Este mês é um dos mais chuvosos do ano, junto com abril, maio e julho, quando as médias são entre 300 e 400 milímetros.

Mesmo ainda estando nas primeiras horas do dia, já há pontos de alagamento próximo ao Viaduto Capitão Temudo, na Zona Sul; nas avenidas Norte e Rui Barbosa, na Zona Norte; e na Estrada dos Remédios, na Zona Oeste da cidade. De acordo com a tábua de marés elaborada pela Marinha do Brasil, o ponto mais alto deve ser registrado às 14h, com dois metros. O mesmo registro já foi feito durante a madrugada. No entanto, esse nível não está entre os mais altos do ano, que, em 2013, já chegaram perto dos três metros.

DEFESA CIVIL - Durante reunião realizada entre o prefeito Geraldo Julio e os secretários de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Defesa Civil, Mobilidade e Controle Urbano e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), na noite dessa terça-feira (4), o secretário-executivo da Defesa Civil, Adalberto Freitas, alertou a população a procurar lugares seguros, evitar áreas de risco e, se possível, não sair de casa. 

De acordo com a Prefeitura do Recife, o monitoramento das chuvas foi reforçado. As equipes da Defesa Civil, formadas por duas duplas (cada uma com um engenheiro civil e um agente social), passaram a contar com dez duplas. Em caso de chuvas intensas, moradores de áreas de risco, além de procurar se abrigar em locais seguros, devem ligar para 800-081-3400. Os telefones da Defesa Civil do Estado são o 199 para emergências e o (81) 3181 2490.

As precipitações dessa terça atingiram, segundo a Apac, 28 milímetros das 9h às 17h, provocando alagamentos e transtornos na região. Cerca de duas semanas antes, no dia 17 de maio, a RMR enfrentou uma tempestade que teve mais de 142 milímetros de chuvas. No entanto, segundo o Inmet, a precipitação em todo o mês de maio foi de 317 milímetros, dentro da média.

ESTADO - A previsão para a Zona da Mata pernambucana é a mesma que para a capital. Já para o Agreste são esperadas pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada. No Sertão, o céu deve ficar claro a parcialmente nublado sem chuva em toda a região ao longo do dia. Chuva fraca e isolada é esperada para Fernando de Noronha nesta quarta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário