terça-feira, 26 de março de 2013

Programa estimula homem a combater violência contra a mulher

Intitulada “Homem que é homem não bate em mulher”, ação será lançada na manhã da próxima terça-feira (26/03)


Foto: Marcelo Ferreira


Dando prosseguimento as ações em comemoração ao mês da Mulher, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lança na próxima terça-feira (26/03), às 9h, no auditório do Governo Municipal, em Prazeres, um programa para estimular os homens do município a se engajarem no enfrentamento contra a violência doméstica. A ação, intitulada: “Homem que é homem não bate em mulher”, tem o objetivo de sensibilizar a sociedade, sobretudo o público masculino, para que eles possam contribuir na garantia dos direitos das mulheres, além de ajudar na denúncia dos casos de abusos e violência.  
Equipes da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas do município estarão percorrendo as ruas da cidade, distribuindo panfletos informativos indicando locais que oferecem ações em prol das mulheres jaboatanenses, como o Centro de Referência da Mulher – Maristela Just, situado no bairro de Massangana. 
A mobilização irá fotografar os homens que aderirem à campanha, para, futuramente, lançar um grande mural com a imagem dos participantes. Entidades ligadas ao assunto e demais empresas também serão convocadas para participarem da iniciativa. O número 180, uma Central de Atendimento à Mulher que funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, sendo a ligação gratuita e em âmbito nacional também será destacado. 
Plano municipal de Políticas para as mulheres 
No último dia internacional da mulher, 08/03, as jaboatanenses ganharam uma importante ferramenta que simboliza um grande avanço no município. É que Jaboatão oficializou, através de decreto municipal, a instalação do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres
O documento foi elaborado em sintonia com o plano nacional e consiste em três eixos temáticos, a exemplo do de enfrentamento a violência, emprego e renda e Educação não sexista, antirracista e não homofóbica. O objetivo do plano é implementar políticas que beneficiem a vida da mulher em diversas áreas existentes, e será realizada de forma integrada com diversas secretarias, a exemplo de saúde e educação.   
MARISTELA JUST – Inaugurado em 2010, o Centro de Referência da Mulher – Maristela Just está localizado no bairro de Massaranduba, Regional Prazeres. A unidade é um espaço onde as mulheres que foram vítimas de violência doméstica recebem serviços de acolhimento, atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico. Mais de mil já foram atendidas no espaço.  
Em 2012, o Centro atendeu 278 mulheres vítimas de agressão. Já a delegacia especializada registrou 980 boletins de ocorrência, 557 medidas protetivas aplicadas e 50 flagrantes realizados.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/03/25/NWS,415361,52,554,JABOATAO,2132-PROGRAMA-ESTIMULA-HOMEM-COMBATER-VIOLENCIA-CONTRA-MULHER.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário