sábado, 16 de março de 2013

Jaboatão adere campanha Nacional de combate à Hanseníase e Geohelmitíases

Ação, que acontece entre os dias 18 a 22/03, passará por 99 escolas da rede municipal de ensino, beneficiando 35 mil alunos


Foto: Divulgação


A campanha nacional de combate a Hanseníase e Geohelmitíases começa na próxima segunda-feira (18/03), em Jaboatão dos Guararapes. A cerimônia, que irá lançar oficialmente a ação preventiva no município, acontece na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, em Prazeres, às 9h. O evento terá participação de secretários municipais e representantes do Ministério da Saúde e Governo do Estado.   
Com o tema: “Hanseníase e Verminose têm cura: é hora de prevenir e tratar”, a iniciativa terá o objetivo de realizar um mapeamento dos casos suspeitos das doenças na cidade. Para isso, a campanha passará por 99 instituições educacionais da rede pública de ensino, beneficiando aproximadamente 35 mil alunos com faixa etária entre 5 a 14 anos de idade. 
A estratégia da ação foi desenvolvida de forma conjunta com os profissionais da Saúde e Educação do município. Ao longo da campanha, que encerra na sexta-feira, 22 de março, será feita buscas ativas de casos de hanseníase, utilizando um formulário que será preenchido pelos pais ou responsáveis das crianças. No documento, serão evidenciados os sinais e sintomas sugestivos da doença. Após a triagem, se constatada suspeita, o aluno será encaminhado para confirmação da enfermidade na unidade de saúde mais próxima de sua casa.  
Já a metodologia, que será utilizada para a redução da Geohelmintíase, consiste em administrar, em dose única, um comprimido do medicamento Albendazol (400mg). A oferta e a supervisão do tratamento de geohelmintos nos estudantes serão realizadas por profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) locais.  
“Esse tipo de ação tem caráter preventivo e está em conformidade com as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS). Jaboatão teve a iniciativa de realizar o tratamento coletivo da verminose em 2011, sendo, portanto, o terceiro ano consecutivo que realizamos a campanha”, afirmou Leidjane Virães, gerente de Políticas Estratégicas e Promoção da Saúde de Jaboatão.  
ÍNDICE - Esse ano, a meta de redução do índice da Geohelmintíase será eliminar em 90% o caso da doença. Já o alvo das ações preventivas da Hanseníase será chegar a 80% dos estudantes de Jaboatão.  
CERIMÔNIA- A programação de lançamento da ação consistirá em apresentação teatral e de dança, abordando de forma lúdica com os estudantes, formas de prevenção e combate a doença.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/saude/2013/03/15/NWS,415338,52,556,JABOATAO,2132-JABOATAO-ADERE-CAMPANHA-NACIONAL-COMBATE-HANSENIASE-GEOHELMITIASES.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário