sábado, 23 de fevereiro de 2013

Emoção marca encerramento do curso de cuidador do idoso

Durante três meses, 20 mulheres de comunidades carentes de Jaboatão participaram da qualificação


Foto: Valter Adrade




Um misto de alegria e tristeza marcou o encerramento do curso de cuidador de idoso, realizado na tarde desta sexta-feira (22/02). A mistura de sentimentos aconteceu devido ao laço de amizade que as 20 mulheres concluintes adquiriram ao longo dos três meses de capacitação. A iniciativa aconteceu através de uma parceria da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes com o Governo do Estado e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Todas as recém-formadas irão receber certificados.
As aulas teóricas foram realizadas na Associação João de Deus, no Córrego da Batalha, Regional Guararapes, de segunda a sexta-feira. Foram 4h diárias de aprendizado. Temas como Meio Ambiente, Ética, Trabalho, Processo de Envelhecimento e Humanização na Assistência, Estatuto do Idoso, a profissão de cuidador de idosos, os direitos trabalhistas e os grandes problemas na saúde foram abordados.
A fase prática teve como cenário o abrigo “Cristo Redentor”, localizado no bairro de Cavaleiro. “Foi um aprendizado bastante enriquecedor para elas, acredito que todas estão saindo com uma nova visão sobre os cuidados com a pessoa idosa. Para esse dia chegar foi preciso muita dedicação e compromisso com a profissionalização. Muitas estão saindo daqui direto para o mercado de trabalho”, afirmou Jozevalda Venâncio Caetano, enfermeira sanitarista ligada ao SENAC.
Já Almanita Marinho Silva, cozinheira por formação, enxergou no curso uma chance de abrir o leque de oportunidades. “Gostei muito de ter participado deste curso. Foi uma excelente oportunidade que adquirir mais uma profissão. Conheci a dura realizada na qual o idoso passa quando chega a idade avançada, é preciso envelhecer de forma saudável”, destacou. 
“Há dois anos trabalho com idosos, mas sem nenhuma especialização específica. Quando surgiu a chance, não pensei duas vezes e resolvi me habilitar para poder conseguir um trabalho com uma remuneração melhor. Aprendi que seria interessante que as pessoas tivessem um olhar diferenciado com as pessoas idosas”, afirmou Ivania Maria da Silva, residente no bairro de Cajueiro Seco.
No final da cerimônia de encerramento, todas as concluintes receberam o Estatuto do idoso, que tem o objetivo de deliberar sobre políticas públicas, além de controlar ações de atendimento e de zelar pelo cumprimento dos direitos da pessoa idosa.
ESTATÍSTICA – Segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, Jaboatão possui uma população de mais 650 mil pessoas. Deste total, 9% corresponde a pessoas idosas. Segundo Elza Mota, coordenadora das Ações de Atenção à Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência, a proposta da Prefeitura é trabalhar o envelhecimento de forma ativa e saudável.  
Para isso, o município dá suporte no desenvolvimento de atividades para 28 grupos de convivência para idosos, distribuídos em toda cidade, além de no calendário possuir diversas ações voltadas para o público, como a campanha de combate a violência contra a pessoa idosa, os jogos jaboatanenses da terceira idade, além de possuir seu próprio Conselho Municipal.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/02/22/NWS,415276,52,554,JABOATAO,2132-EMOCAO-MARCA-ENCERRAMENTO-CURSO-CUIDADOR-IDOSO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário