terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Samu de Jaboatão recebe incubadora neonatal

O equipamento facilitará no transporte dos recém-nascidos


Foto: Valter Andrade



O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Jaboatão dos Guararapes recebeu mais um investimento do Ministério da Saúde. Após a renovação de cinco das nove ambulâncias, no final do ano passado, a cidade recebeu uma incubadora neonatal. O equipamento móvel, que será instalado na unidade de suporte avançado (UTI), facilitará o transporte dos recém-nascidos de alto risco.
“O aparelho ajudará na remoção entre hospitais. Nesse deslocamento, será oferecida toda uma estrutura ao bebê, com temperatura adequada (para ter a sensação de estar na barriga da mãe) e oxigênio para melhorar o padrão respiratório, em um ambiente seguro”, explicou Luciete de Araújo, coordenadora de Assistência Especializada do município. Segundo ela, a equipe do Samu receberá uma capacitação e a previsão é de que a incubadora esteja em funcionamento em fevereiro.
Frota
Jaboatão possui uma frota de nove veículos. Desses, oito são unidades do tipo suporte básico (com duas ambulâncias descentralizadas em Jaboatão Centro e Curado) e uma unidade avançada, onde serão feitos os atendimentos com a incubadora neonatal. Além disso, o município conta com o apoio do Veículo de Intervenção Rápida (VIR) e uma motolância. Mensalmente, são registradas uma média de 370 ocorrências.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/saude/2013/01/21/NWS,415185,52,556,JABOATAO,2132-SAMU-JABOATAO-RECEBE-INCUBADORA-NEONATAL.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário