terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Empregabilidade para pessoas com deficiência é tema de palestra


O encontro é uma das ações da 1ª Jornada de Direitos Humanos de Jaboatão, que segue até 12 de dezembro

Mercado de trabalho para todos. Sem diferenças. Uma discussão sobre empregabilidade para pessoas com deficiência. Este foi o assunto de uma palestra que marcou mais um dia de atividades da 1ª Jornada de Direitos Humanos de Jaboatão dos Guararapes, que ocorreu nesta segunda-feira (03/12). O convidado para o debate foi o auditor do Tribunal Regional do Trabalho, Fernando Sampaio. A quebra de paradigmas na sociedade, no que se refere aos novos espaços na sociedade para este segmento e as legislações pertinentes ao trabalho foram alguns dos assuntos abordados.

“Em 2011, foram admitidas 3.927 pessoas com deficiência em Pernambuco. Dessas, 1.655 ingressaram por meio da fiscalização do trabalho”, destacou, completando: “A quebra de barreiras é um processo contínuo que faz com que o indivíduo possa ter uma oportunidade. É para que as pessoas se sintam independentes”. O local, que foi na sede da Prefeitura, em Prazeres, reuniu funcionários de diversas pastas municipais, além de integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O secretário Executivo do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Helcio Mattos, destacou as ações que são feitas para o segmento. “Disponibilizamos recentemente 2.400 vagas para cursos de qualificação profissional e também abrimos espaço para as pessoas com deficiência. Não só esse, mas todos os cursos são feitos desta forma. Além disso, disponibilizamos um atendimento na Agência do Trabalho, para efetuar o cadastro e realizar encaminhamentos”, detalhou.

Ana Selma, secretária de Promoção da Cidadania, reforçou o trabalho da atual gestão “em fortalecer as políticas públicas com a realização de eventos que possibilitam discutir com a sociedade referente a diversos temas, a exemplo da 1ª Jornada de Direitos Humanos”. A palestra é uma ação conjunta entre a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário