terça-feira, 2 de outubro de 2012

Jaboatão assina contrato para obras de contenção do avanço do mar

A empresa responsável é a OAS Construtora. A previsão é de que o trabalho recupere 5,8 quilômetros da orla



Foto: Marcelo Ferreira


Em breve,  toda a orla marítima de Jaboatão dos Guararapes ganhará um novo visual. É que foi assinado nesta segunda-feira (1/10), o contrato com a OAS Construtora, para as obras de contenção do avanço do mar. Cerca de 5,8 quilômetros de orla serão recuperados, com aproximadamente 40 metros de faixa de areia. Para o engordamento artificial, serão investidos R$ 40 milhões, verba federal e municipal. 

Segundo explica a secretária de Desenvolvimento da Cidade, Fátima Lacerda, os serviços serão iniciados com a licença ambiental, que será expedida, nos próximos dias, pela Agência de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH). “Com essa autorização, podemos dar a ordem de serviço. O período de conclusão será entre quatro e seis meses”, disse.

Lacerda ressaltou que enquanto não sai o licenciamento, a empresa já pode estruturar o canteiro de obras e trazer os equipamentos. A gestora destacou ainda os locais onde as obras serão iniciadas. “Iremos priorizar os pontos mais críticos da cidade, principalmente nos trechos próximos a hotéis e prédios. Para atender as exigências do órgão Estadual, será contratada uma empresa para fiscalização e monitoramento ambiental”, acrescentou.

De acordo com o representante da OAS, Alílio Oliveira, o processo das obras de contenção se dará da seguinte forma: um navio do tipo aspiradora (que também pode trabalhar em movimento), realizará o recolhimento da areia, que será armazenada em um reservatório. Posteriormente, o navio se deslocará para a área próxima ao local e um rebocador fará o transporte até a beira-mar. Para espalhar a areia, será usada uma retroescavadeira. 

Após projeto executivo feito pela Coastal Planning Engineereing do Brasil (CPE), as praias de Piedade, Candeias e Barra de Jangada receberão aterramento, o equivalente a quase 1000 metros cúbicos de areia (o que representa 60 mil caminhões do tipo caçamba). A jazida de areia está situada nas imediações do Cabo de Santo Agostinho. A distância do local e a praia de Piedade é cerca de nove milhas. Ou seja, 14 km de extensão.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-da-cidade/2012/10/01/NWS,414890,52,552,JABOATAO,2132-JABOATAO-ASSINA-CONTRATO-OBRAS-CONTENCAO-AVANCO-MAR.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário