sábado, 20 de outubro de 2012

Em Jaboatão, solenidade entrega kits do programa Rádio Escola


Foram beneficiadas 47 instituições e a metodologia está baseada na integração entre comunidade, professor e aluno

A comunicação vai além de noticiar os fatos. E essa ferramenta também pode ser utilizada como metodologia para contribuir no ensino-aprendizagem das instituições educacionais. É com esta perspectiva, de um trabalho complementar e visando a integração entre escola e comunidade, que Jaboatão dos Guararapes foi beneficiado com o programa Rádio Escola. 

Inicialmente, o projeto distribuirá o “Kit Escola” em 47 unidades (composto por microsystem, gravador digital, caixas de som, microfones, fones de ouvido e mesa de quatro canais). O critério de escolha foi de a instituição estar inserida no programa "Mais Educação", do Governo Federal. Todos os equipamentos serão entregues até a próxima semana.

“A nossa educação tem passado por modificações. E essas mudanças tem atraído diversos investimentos para a cidade. O programa Rádio Escola é um deles”, assegurou o vice-prefeito, Edir Peres, durante a entrega solene dos kits, que ocorreu nesta sexta-feira (19/10), na casa de recepções Portal do Mar, em Piedade. Entre os presentes, estava o deputado federal, Paulo Rubem, autor da emenda que criou o projeto.

Treinando a voz para ser o locutor de onde estuda, o aluno da Escola Paulino Menelau, situada em Candeias, Jonata Alves Monteiro, de 15 anos, aprovou o programa. “Vai ser a novidade da escola! Vamos nos dedicar e zelar os equipamentos”, garantiu. “A relação entre os alunos será a principal forma de trabalhar. É a comunicação como forma de socialização e aprendizagem”, avaliou a gestora da Escola D`Emery Carneiro, de Vila dos Carneiros, Célia Siqueira de Moraes. 

Para Edilene Soares, secretaria Executiva de Educação, o programa Rádio Escola vai possibilitar que o aluno permaneça mais três horas no ambiente de ensino: “Pensar em desenvolvimento na cidade é investir na educação. Nossos gestores estarão buscando fazer a diferença. Cada unidade promoverá suas atividades. Com isso, teremos diversas formas de trabalhar com o mesmo equipamento. É estimular a criatividade e a interação”.  
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Francisco Amorim, “a expectativa é de que o programa beneficie as outras 68 unidades restantes, que no total são 115, no próximo ano”. Além disso, o gestor ressaltou que 12 mil alunos estão recebendo atividades após as aulas, o chamado contra-turno. 

Investimentos

De acordo com Amorim, a expectativa é que ainda este ano sejam inauguradas sete escolas e que mais oito sejam realizadas a ordem de serviço, que já se encontram em processo licitatório. Na área esportiva, serão implantados 70 núcleos do programa federal Segundo Tempo. “Serão contemplados sete mil crianças. Para participar, deve ter 75% de frequência escolar. É mais um instrumento para estimular o aprendizado”, finalizou o gestor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário