quinta-feira, 22 de março de 2012

De Jaboatão para o Brasil

Personagens Mateus e Katilinda irão se apresentar na INTERART


 
Apesar de não serem naturais de Jaboatão, foi no município de "Yapoatan" que uma das duplas mais requisitadas do cenário cultural pernambucano se enraizou. Criados no ano de 1999 com o intuito de fugir do lugar comum, os personagens Mateus e Katilinda recriaram com um jeito particular os originários “Mateus e Catirina”. 

Com um humor refinado, os artistas representam o folclórico bumba meu boi, utilizando subsídios do teatro de rua através do improviso e elementos musicais de maneira lúdica e inteligente.  Requisitos tais que credenciaram o casal a Feira Internacional de Artesanato (INTERART), que será realizada no Centro de Convenções jornalista Roberto Marinho, na cidade carioca de Macaé, entre os dias 30/03 à 08/04. 

Participarão da mostra, 27 Países e 18 estados do Brasil, com uma expectativa de público de 50 mil visitantes por noite. Nascido no Rio de Janeiro e radicado em Pernambuco, foi através do Grêmio Pernambucanidade Viva (GPV), localizado no bairro de Jardim Piedade que o ator Fábio Glei, que dá vida a Katilinda teve o despertar para o meio artístico local. “Através dessa associação, tive a oportunidade conhecer e me aprofundar pela cultura pernambucana”, revelou.  

Sobre a expectativa com o evento, Fábio acredita que será uma experiência única. “Uma excelente oportunidade que possibilitará um intercâmbio cultural. Serão dez dias de elevação da cultura pernambucana”, avaliou. Residente em Jaboatão, o amigo e também ator, Marco Aurélio de Lima, o Mateus da dupla, compartilha da opinião. “Levaremos o nome do município Brasil a fora, onde iremos trazer na bagagem um vasto conhecimento de outros costumes”, destacou.

Ainda segundo o interprete de Mateus, sua vida pessoal serviu como inspiração para a composição do personagem. “Sou de origem humilde. Antes de vir para Jaboatão, morei muito tempo no Engenho Mupã, na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Isso fez com que eu incorporasse um pouco dessa vivência regional ao personagem”, completou.

Atualmente, a dupla é responsável pela animação de eventos sociais, como feiras, convenções, festas, confraternizações, seminários, sempre dando ênfase a cultura nordestina.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-social/2012/03/20/NWS,414150,52,553,JABOATAO,2132-DE-JABOATAO-BRASIL.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário