segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Radares testados em caráter educativo

Avenida Rui Barbosa, na Zona Norte do Recife, é uma das vias que será monitorada (Foto: Wagner Ramos/Folha de Pernambuco)










Por Edward Pena
Da Folha de Pernambuco

Instalados nas avenidas Sul, Rui Barbosa, Engenheiro Antônio de Góes e Cais José Estelita desde o mês passado, os equipamentos eletrônicos de fiscalização de velocidade (radares) que proporcionarão mais segurança aos ciclistas, possivelmente, entram em operação já na próxima semana. Esta foi a previsão da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU). Neste domingo (11), os dispositivos monitoram as velocidades dos carros, apenas, em caráter educativo.

Vale lembrar que os radares funcionarão diariamente, restringindo a velocidade máxima permitida nas vias a 60 quilômetros por hora. E esta quilometragem será ainda mais reduzida nos dias em que a Ciclofaixa de Turismo e Lazer estiver montada, exigindo que os veículos atinjam, no máximo, 40 quilômetros por hora.

De acordo com a CTTU, os motoristas que não respeitarem o limite de velocidade serão multados e perderão pontos Carteira Nacional de Habilitação (CNH). As multas variam de R$ 85,13 a R$ 574,62, dependendo da quilometragem que exceder o limite dos radares. A implantação dos equipamentos nas vias que recebem a terceira rota da ciclofaixa, que liga a Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, ao Marco Zero, no Centro do Recife, já está sendo analisada.

O processo de implantação dos radares teve início no dia 22 de julho, com a fase de instalação dos laços magnéticos dispostos abaixo das placas de concreto. Conforme a Prefeitura, esses laços dão sustentação aos sensores eletromagnéticos que são responsáveis pela medição da velocidade dos veículos e fluxo das vias. Este foi o motivo pelo qual toda instalação dos dispositivos se deu à noite, uma vez que horário permite um baixo fluxo de carros e normalmente não acontece retenções.

Saúde

Além da segurança dos ciclistas, a saúde da galera dos pedais também entrou no leque de preocupações. A partir deste domingo, a ciclofaixa vai contar com três tendas de saúde que prestarão serviços de medição do nível de açúcar no sangue e cálculo do índice de massa corporal (IMC). Além disso, os profissionais estão atentos a casos de desidratação. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Turismo e Lazer e o Instituto de Traumatologia e Ortopedia Romeu Krause (Itork).

Pequenos curativos também serão realizados nas tendas que atenderão as rotas Oeste, Norte e Sul. Os postos estarão localizados na avenida Mário Melo (em frente ao Procape), na praça Chora Menino e na avenida Antônio de Góes, em frente ao DNIT. Cada ponto contará com um enfermeiro e um técnico em enfermagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário