segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Após polêmica, Fliporto devolve patrocínio do Estado


Após veiculação da informação pelo Jornal Folha de São Paulo de que a Feira Literária Internacional de Pernambuco, a Fliporto, promovida pelo escritor Antônio Campos – irmão do governador Eduardo Campos (PSB) – recebeu patrocínio recorde do Governo do Estado, a organização do evento cultural anunciou que devolverá integralmente os recursos recebidos. A curadoria da feira ainda indicou que abrirá mão da parcela final do fomento a sua realização. Ao todo, a administração estadual repassaria R$ 3,5 milhões para a Fliporto. Cerca de R$ 2,6 milhões já havia sido pagos.

“Desta forma, não sem a indignação que é própria de Pernambuco, e para preservar a Fliporto 2013, em sua trajetória marcada pela seriedade, pelo êxito e pelo reconhecimento dessa importante inciativa cultural, a Fliporto 2013 informa que devolverá integralmente os valores recebidos do órgão patrocinador e abrirá mão da parcela pendente de recebimento”, informa nota à imprensa encaminhada pela curadoria geral do evento.

A organização da Fliporto ressalta que o volume do recurso recebido do Estado de Pernambuco se deve ao fato de a feira ter grande reconhecimento internacional e configurar-se como uma das mais importantes do segmento no País.

A curadoria geral da Fliporto ainda ressalva que a veiculação da matéria da Folha de São Paulo é acompanhada de uma “tentativa de instrumentalizar e politizar o episódio”.

A polêmica em torno do patrocínio recorde dispensado pelo Governo do Estado à edição deste ano da feira internacional promete colocar em destaque os critérios utilizados pela administração estadual para a conferência de aporte financeiro a eventos culturais. E o primeiro questionamento que se apresenta versa justamente sobre uma suposta distinção de tratamento no mesmo segmento. Enquanto a Fliporto é beneficiada com recursos abundantes, a 9ª Bienal do Livro de Pernambuco seguiria sem qualquer indicativo de apoio público. “Até agora, não recebemos nenhuma forma de ajuda”, informa o diretor da empresa Cia. de Eventos, Rogério Robalinho, que é responsável pela organização da Bienal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário