Até a próxima sexta-feira (05/04), ação passará por 99 escolas da rede municipal de ensino, beneficiando 36 mil alunos
Foto: Marcelo Ferreira
A campanha nacional de combate à hanseníase e verminoses, lançada em Jaboatão dos Guararapes no último dia 18/03, continua ao longo desta semana. A ação passará, até a próxima sexta-feira (05/04), em 99 escolas da rede municipal de ensino, beneficiando 36 mil alunos com faixa etária entre 5 a 14 anos de idade.
Com o tema “Hanseníase e Verminose têm cura: é hora de prevenir e tratar”, a atividade terá o objetivo de realizar um mapeamento dos casos suspeitos das doenças na cidade. A estratégia da ação foi desenvolvida de forma conjunta entre os profissionais da Saúde e Educação do município.
Ao longo da campanha, estão sendo realizadas buscas ativas de casos de hanseníase, utilizando-se um formulário que será preenchido pelos pais ou responsáveis pelas crianças. No documento serão evidenciados os sinais e sintomas sugestivos da doença. Após a triagem, se constatada suspeita, o aluno será encaminhado para confirmação da enfermidade na unidade de saúde mais próxima de sua casa.
Já a metodologia que será utilizada para a redução de verminoses, como no caso da Geo-helmintíase, consiste em administrar, em dose única, um comprimido do medicamento Albendazol (400mg). A oferta e a supervisão do tratamento aos estudantes serão realizadas por profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) locais.
ÍNDICE - Esse ano, a meta de redução do índice de verminoses será eliminar em 90% os casos da doença. Já o alvo das ações preventivas da hanseníase será chegar a 80% dos estudantes de Jaboatão. A ação é realizada em parceria com o executivo Municipal, Estadual e Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário