Milhares de fiéis acompanharam a procissão, que foi marcada por demonstrações de religiosidade e muita emoção
Foto: Marcelo Ferreira
Todos os anos, no mês de abril, o Monte dos Guararapes, conhecido por ser o berço da Pátria e do Exército Brasileiro, ganha uma movimentação diferente. É que no início do mês, logo após a semana santa, são realizadas há 356 anos as tradicionais Festas de Nossa Senhora dos Prazeres e da Pitomba. Nesta segunda-feira (08/04) milhares de pessoas subiram ao alto para celebrar a segunda mais antiga festa religiosa do Brasil. Uns acompanhando a procissão e outros para dançar ao som da grande atração da noite, João do Morro.
Ir à Festa de Nossa Senhora dos Prazeres faz parte da vida de jaboatanenses, como Invone Rocha, 48 anos, dona de casa. Todos os anos ela sobe o monte acompanhando a procissão. Este ano, ela foi acompanhada da mãe, Eloiza Vieira, 73 anos, e da sobrinha Vitória Fernanda, 9 anos. “Minha mãe me trazia desde pequena, eu estou trazendo minha sobrinha. É uma tradição que vem sendo passada de geração em geração. Vir à festa significa muito, pois é um momento de refletir acerca da paz, do amor, da fraternidade”, relatou.
Para o secretário Executivo de Cultura e Eventos, Isaac Luna, a festa terminou com saldo positivo. “Terminamos a festa com a grande participação de toda a população. Foram quatro dias de muita festa e nove dias de muita fé. Tivemos dois palcos, um religioso e um cultural. A cultura de Jaboatão nunca foi tão valorizada como agora, tendo um palco principal para ela e não um secundário. Tivemos 95% da programação ocupada por artistas do município, o que representa uma movimentação de renda entre os artistas locais”, explicou.
Já para o prefeito Elias Gomes, a festa é a maior demonstração da cultura do município. “Sem dúvidas a festa de Nossa Senhora dos Prazeres é um marco na cultura de Jaboatão. Tivemos quatro dias de comemorações com muita paz e amor que é o que representa a festa para todo o município”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário