Entidades municipais que atuam na defesa dos direitos dos negros receberam orientações de entidades bancárias
A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes promoveu, na última quarta-feira (10/04), um encontro entre instituições bancárias e entidades municipais que atuam na defesa dos direitos dos negros, com o objetivo de discutir a implantação de Rede de Iniciativas Sustentável para a População Negra – Economia do Negro, para estimular a criação e difusão de atividades rentáveis, dar visibilidade e fortalecer iniciativas que favoreçam a inclusão da população negra no mundo do trabalho, com acesso à educação, renda, crédito e novas tecnologias.
Representantes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) apresentaram seus respectivos programas de desenvolvimento, com o propósito de orientar como acessar recursos públicos de financiamento e/ou apoio social para empreendedores individuais formais e informais; formalizar trabalhadores autônomos e empreendedores individuais; além de como concorrer a chamadas e editais nos órgãos do governo.
De acordo com os representantes, o recomendável aos grupos presentes é a adesão aos programas de economia popular onde são ofertados recursos para o microcrédito produtivo orientado a pessoas físicas e jurídicas, empreendedores de atividades de pequeno porte, visando incentivar a geração de trabalho e renda, inclusão social, complementação de políticas sociais e/ou promoção do desenvolvimento local.
O encontro foi uma realização da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas do Jaboatão dos Guararapes, através do Núcleo de Política de Promoção da Igualdade Racial. Estiveram presentes representantes da Associação de Parteiras Tradicionais, da Rede de Religião de Matriz Africana, do Comitê de Alimentação dos Terreiros do Jaboatão dos Guararapes, Baque Forte – representando os grupos culturais do município, do Fórum de Economia Popular Solidária do Jaboatão dos Guararapes, da Secretaria Executiva do Trabalho, e da Secretaria Executiva da Mulher.
Essa ação integra o Plano Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana, programa do Governo Federal, através da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/04/11/NWS,415414,52,554,JABOATAO,2132-ECONOMIA-NEGRO-TEMA-ENCONTRO-JABOATAO.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário