A ferramenta online possibilita conhecer os artesãos municipais e os seus trabalhos, no link: “fazenda.jaboatao.pe.gov.br/portalartesanatojaboatao”
Foto: Marcelo Ferreira
A mídia digital tem sido um dos principais meios para a disseminação das informações, assim como para a comercialização de produtos. Em Jaboatão dos Guararapes, essa ferramenta está sendo utilizada para divulgar os trabalhos dos artesãos da cidade por meio do Portal do Artesanato (fazenda.jaboatao.pe.gov.br/portalartesanatojaboatao), lançado hoje, sexta-feira (22/03).
De fácil manuseio, é só escolher uma das quatro seções (matéria-prima, tipologia, classificação, cooperativa ou associação) e clicar na palavra “pesquisa”. Lá, aparecerão os artistas correspondentes ao que foi selecionado, onde constará contato, endereço e imagens dos materiais. O Portal, fruto de um trabalho realizado no início do ano, em uma ação intitulada “Circuito dos Ateliês”, está cadastrando só profissionais jaboatanenses. São mais de 100 artesãos cadastrados, dos cerca de 300 que atuam no município.
Conforme Luiz Carlos Matos, secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Turismo, a criação do site foi motivada pela quantidade de profissionais da área. Desse quantitativo, segundo ele, pouco mais de 3% possuem algum atendimento ao consumidor voltado para internet. “A promoção dos artesãos é a principal finalidade do Portal. Então, surgiu a necessidade em criar um espaço para que eles possam ampliar a visibilidade de seus trabalhos. Vamos seguir cadastrando, até que todos estejam inseridos na ferramenta. Além disso, mostramos as diversidades que tem em Jaboatão, onde alguns artistas já são reconhecidos internacionalmente. Com isso, fortalece a economia e o incentivo ao turismo”, ressaltou Matos, durante solenidade, no auditório da Prefeitura, em Prazeres. No local, peças de alguns artistas estavam expostas.
O gestor completou ainda de que o cadastro, feito para a criação do site, teve a finalidade de conhecer o perfil dos artesãos para que ações, como a do Portal do Artesanato, sejam feitas. "Com essas informações, serão promovidas capacitações e atividades para o desenvolvimento econômico deste segmento", acrescentou.
No ramo há mais de 30 anos, Fernando Kehrle, foi um dos pioneiros em Pernambuco a trabalhar com produtos recicláveis. Ele avalia que o Portal possibilitará que as pessoas conheçam os potenciais do município. “O artista vive de divulgação. E, essa iniciativa, esperada por muitos anos, vai dar mais visibilidade a nós, pois, a tecnologia está avançando e precisamos acompanhá-la”.
Como se cadastrar
Para quem não é cadastrado, procure a secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Turismo. O prédio está situado na Avenida Bernardo Vieira de Melo, nº 631, em Piedade. Os atendimentos são nas quintas-feiras, das 8h às 16h. É preciso levar três peças para o registro fotográfico. Os documentos são identidade, CPF, comprovante de residência e, se estiver, carteira de artesão. Para maiores informações, entrar em contato pelo telefone 3468.7064.
Grupos sócioprodutivos
Para o fortalecimento dos artesãos, a Secretaria Executiva da Assistência Social, por meio da Coordenação de Grupos Sócioprodutivos, promove capacitações e feiras para mais de 100 pessoas. Os profissionais estão distribuídos nas áreas de artes e culinária regional.
Periodicamente, eventos são realizados para que a população conheça as obras dos artistas. Os participantes dos grupos também estão sendo cadastrados no Portal do Artesanato.
O evento contou com a participação dos secretários municipais de Direitos Humanos, Marcelo Gadelha; doTrabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Hélcio Matos; da Mulher, Ana Selma dos Santos. No final da solenidade, a superintendente do Centro Pernambucano de Design, Luciana Torres, fez uma palestra baseada no tema "Inovar na Comercialização = Ganhar Mais" aos presentes.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-da-cidade/2013/03/22/NWS,415360,52,552,JABOATAO,2132-PORTAL-ARTESANATO-JABOATAO.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário