Camponeses do assentamento Santana, em Jaboatão Centro, receberam cada um dois quilos do grão
Foto: Marcelo Ferreira
Com o inicio do ciclo do milho, período que corresponde três meses antes das festas juninas, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Turismo (SEDECTT), iniciou na manhã desta terça-feira (19/03), no assentamento Santana, em Jaboatão Centro, a distribuição de sementes do grão. Foram beneficiadas 31 famílias da região, cada uma recebendo dois quilos da semente, o que corresponde à colheita estimada de mais de duas mil espigas por agricultor.
A ação faz parte do “Programa de Atividades Rurais” desenvolvido pelo Governo Municipal, que distribuirá 400 kg de milho em todo o município. Entre os requisitos acordados com os agricultores, o de destinar, cada um, o percentual de 5% de sua colheita para a comunidade que abriga o assentamento e para instituições educacionais do município.
“Anteriormente, ajudamos esses profissionais no preparo de suas respectivas terras, fornecendo máquinas e implementos agrcícolas, além de orientação profissional. Também iremos auxiliá-los na comercialização, fornecendo a logística do transporte das espigas aos centros comerciais. A tendência é avançarmos na qualidade de assistência rural ofertada à população”, explicou Antônio Muniz Júnior, funcionário da SEDECTT.
SÃO JOSÉ
As sementes de milho foram distribuídas no dia em que os católicos reverenciam São José, considerado o padroeiro dos trabalhadores do campo. O fato trouxe esperança de uma boa safra aos agricultores, em especial para José André da Silva, 61, residente do assentamento Santana há sete anos. “É uma data que para nós possui um grande significado. Espero obter êxito no plantio desses grãos”, afirmou.
“Essa ação irá, além de incrementar a economia de nossa comunidade, que se destaca basicamente pelo seu potencial rural, melhorar o poder aquisitivo dos agricultores. Sem dúvidas, uma grande iniciativa. É um motivo de alegria para o homem do campo”, destacou o presidente da Associação dos Agricultores do Assentamento Santana, Manoel do Monte Aguiar.
A distribuição das sementes de milho nas áreas rurais de Jaboatão continuarão ao longo da semana.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-da-cidade/2013/03/19/NWS,415347,52,552,JABOATAO,2132-AGRICULTORES-JABOATAO-RECEBEM-SEMENTES-MILHO.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário