quarta-feira, 27 de março de 2013

Ações marcam encerramento do mês da Mulher

Em evento realizado na manhã de hoje, Prefeitura firmou convênio para implantação de curso de capacitação, além de ter lançado campanha para estimular os homens a contribuírem nas garantias dos direitos das mulheres


Foto: Marcelo Ferreira


Uma manhã para toda jaboatanense sentir orgulho. É dessa maneira que podem ser definidas as ações realizadas nesta terça-feira (26/03) pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. É que em evento realizado no auditório do Governo Municipal, em Prazeres, foram lançadas e discutidas políticas públicas voltadas para as mulheres do município, marcando, assim, o encerramento das atividades em comemoração ao mês delas em Jaboatão. 

A primeira ação do dia foi assinatura de um convênio com o Instituto Bantu, projeto cultural de resgate social, que tem o objetivo de oferecer às mulheres em situação de vulnerabilidade social, cursos de qualificação, através de oficinas de formação continuada na área de design de moda e acessórios. 80 pessoas serão beneficiadas com a ação, com data para início a ser definida. De acordo com a presidente do órgão, Lourdinha Oliveira, a perspectiva é de que após a finalização da capacitação, 80% das concluintes sejam inseridas no mercado de trabalho.   

Para a primeira dama de Jaboatão, Ana Karla Gomes, que representou o prefeito do município, Elias Gomes, essa nova parceria irá simbolizar um importante avanço para a cidade, que somada a outras medidas favoráveis ao público feminino, dará mais empoderamento para as mulheres. “A sociedade vive uma transformação em diversas áreas e segmentos. Isso exige bastante da mulher moderna, que vem atuando em diversas ações. Acredito que esse curso irá contribuir para o desenvolvimento de grandes competências, proporcionando um despertar artístico e criativo em suas potencialidades, tanto na formação pessoal, quanto no aspecto profissional”, destacou. 

HOMEM QUE É HOMEM NÃO BATE EM MULHER 

O segundo momento da cerimônia foi o lançamento da campanha “Homem que é homem não bate em mulher”, que será realizada ao longo do ano e terá o objetivo de estimular os homens do município a se engajarem no enfrentamento à violência doméstica. O secretário executivo dos Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas de Jaboatão, Marcelo Gadelha, citou dados da Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a importância na realização de políticas públicas de gênero. 

“Segundo a ONU, a cada dez mulheres no mundo, sete sofrerão algum tipo de violência”, afirmou. Ainda segundo Gadelha, equipes da Prefeitura percorrerão ruas e centros urbanos da cidade, divulgando as ações da rede de proteção da mulher existentes, a exemplo do Centro de Referência Maristela Just, localizado no bairro de Massaranduba.   

A mobilização consiste ainda em fotografar os homens que aderirem à campanha, para, futuramente, lançar um grande mural com a imagem dos participantes. Entidades ligadas ao assunto e demais empresas também serão convocadas para participarem da iniciativa. 

ENCONTRO DE TRANSVERSALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE GÊNERO 


Na ocasião, secretários de diversas pastas do município, a exemplo das áreas de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, Direitos Humanos, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, debateram e destacaram as ações que serão realizadas em suas respectivas Secretarias ao longo do ano, tendo como foco principal o público feminino. 

A ideia, segundo a Secretaria Executiva da Mulher, Ana Selma dos Santos, é trabalhar de forma integrada o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, recém-lançado pelo poder executivo. O documento foi elaborado em sintonia com o plano nacional e consiste em três eixos temáticos. Os de enfrentamento à violência, emprego, renda e Educação não sexista; antirracista e não homofóbica.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/03/26/NWS,415366,52,554,JABOATAO,2132-ACOES-MARCAM-ENCERRAMENTO-MULHER.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário