Em evento realizado na manhã de hoje, Prefeitura firmou convênio para implantação de curso de capacitação, além de ter lançado campanha para estimular os homens a contribuírem nas garantias dos direitos das mulheres
Foto: Marcelo Ferreira
Uma manhã para toda jaboatanense sentir orgulho. É dessa maneira que podem ser definidas as ações realizadas nesta terça-feira (26/03) pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. É que em evento realizado no auditório do Governo Municipal, em Prazeres, foram lançadas e discutidas políticas públicas voltadas para as mulheres do município, marcando, assim, o encerramento das atividades em comemoração ao mês delas em Jaboatão.
A primeira ação do dia foi assinatura de um convênio com o Instituto Bantu, projeto cultural de resgate social, que tem o objetivo de oferecer às mulheres em situação de vulnerabilidade social, cursos de qualificação, através de oficinas de formação continuada na área de design de moda e acessórios. 80 pessoas serão beneficiadas com a ação, com data para início a ser definida. De acordo com a presidente do órgão, Lourdinha Oliveira, a perspectiva é de que após a finalização da capacitação, 80% das concluintes sejam inseridas no mercado de trabalho.
Para a primeira dama de Jaboatão, Ana Karla Gomes, que representou o prefeito do município, Elias Gomes, essa nova parceria irá simbolizar um importante avanço para a cidade, que somada a outras medidas favoráveis ao público feminino, dará mais empoderamento para as mulheres. “A sociedade vive uma transformação em diversas áreas e segmentos. Isso exige bastante da mulher moderna, que vem atuando em diversas ações. Acredito que esse curso irá contribuir para o desenvolvimento de grandes competências, proporcionando um despertar artístico e criativo em suas potencialidades, tanto na formação pessoal, quanto no aspecto profissional”, destacou.
HOMEM QUE É HOMEM NÃO BATE EM MULHER
O segundo momento da cerimônia foi o lançamento da campanha “Homem que é homem não bate em mulher”, que será realizada ao longo do ano e terá o objetivo de estimular os homens do município a se engajarem no enfrentamento à violência doméstica. O secretário executivo dos Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas de Jaboatão, Marcelo Gadelha, citou dados da Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a importância na realização de políticas públicas de gênero.
“Segundo a ONU, a cada dez mulheres no mundo, sete sofrerão algum tipo de violência”, afirmou. Ainda segundo Gadelha, equipes da Prefeitura percorrerão ruas e centros urbanos da cidade, divulgando as ações da rede de proteção da mulher existentes, a exemplo do Centro de Referência Maristela Just, localizado no bairro de Massaranduba.
A mobilização consiste ainda em fotografar os homens que aderirem à campanha, para, futuramente, lançar um grande mural com a imagem dos participantes. Entidades ligadas ao assunto e demais empresas também serão convocadas para participarem da iniciativa.
ENCONTRO DE TRANSVERSALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE GÊNERO
Na ocasião, secretários de diversas pastas do município, a exemplo das áreas de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, Direitos Humanos, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, debateram e destacaram as ações que serão realizadas em suas respectivas Secretarias ao longo do ano, tendo como foco principal o público feminino.
A ideia, segundo a Secretaria Executiva da Mulher, Ana Selma dos Santos, é trabalhar de forma integrada o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, recém-lançado pelo poder executivo. O documento foi elaborado em sintonia com o plano nacional e consiste em três eixos temáticos. Os de enfrentamento à violência, emprego, renda e Educação não sexista; antirracista e não homofóbica.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/03/26/NWS,415366,52,554,JABOATAO,2132-ACOES-MARCAM-ENCERRAMENTO-MULHER.aspx
Nenhum comentário:
Postar um comentário