quarta-feira, 27 de março de 2013

Jaboatão escolhe representantes para o Conselho de Promoção da Igualdade Racial

Composto por 16 membros (Município e sociedade civil), o Conselho contribuirá na construção das políticas públicas para a população negra


Foto: Valter Andrade

Mais um passo foi dado para consolidar as políticas públicas da população negra em Jaboatão dos Guararapes. No mês em que é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial (21 de março), o município escolheu, nesta segunda-feira (25/03), os membros que irão compor o Conselho de Promoção da Igualdade Racial. O evento, que ocorreu no auditório da Prefeitura, em Prazeres, contou com a participação de entidades, religiosos e personalidades que atuam nas comunidades  com o propósito de disseminar a cultura afrodescendente.

O objetivo do Conselho é promover ações conjuntas com o Governo Municipal para fortalecer as políticas públicas deste segmento. No total, são 16 membros, entre representantes da Prefeitura (Assistência Social, Cultura, Educação, Saúde, Mulher, Trabalho, Segurança Cidadã e Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas) e sociedade civil. Os suplentes somam a mesma quantidade. O período de permanência será de dois anos. A próxima etapa, a de posse dos eleitos, está prevista para o próximo mês.

O titular da Rede de Religião de Matriz Africana, Antônio Augusto Fontes, babalorixá e juremeiro, parabenizou a criação do Conselho. “É nesses espaços de diálogos onde levaremos vários assuntos a serem discutidos, dentre eles, o da intolerância religiosa. Com isso, queremos que o preconceito e as indiferenças não existam e se possa cultuar, principalmente, a paz entre as pessoas”, disse.

“Essa eleição mostra um novo espaço para que a sociedade jaboatanense possa dialogar sobre a igualdade racial. Um novo olhar para que as pessoas tratem o ser humano com respeito, independente de sua característica física ou racial”, destacou Marcelo Gadelha, secretário Executivo de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas. Segundo ele, Dentre as ações desenvolvidas para sensibilizar a sociedade sobre o assunto, destaca-se o Afroarte. A atividade é realizada nas escolas, onde são promovidas ações lúdicas para que os alunos obtenham mais conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira e africana.

População negra

Conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jaboatão dos Guararapes registrava no ano de 2012, uma quantidade populacional acima de 644 mil habitantes.  Entre esses, mais de 399 mil (62% dos entrevistados) se consideram negros ou pardos. Ainda de acordo com a pesquisa, a população jovem, entre 15 e 24 anos, foi registrada em 18%. Ou seja, superior a 72 mil pessoas. Os idosos somaram 9,5%, com aproximadamente 1.530 habitantes.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/03/25/NWS,415362,52,554,JABOATAO,2132-JABOATAO-ESCOLHE-REPRESENTANTES-CONSELHO-PROMOCAO-IGUALDADE-RACIAL.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário