quinta-feira, 28 de março de 2013

Procon divulga pesquisa de preço com itens da Páscoa

Entre os dias 22 à 25/03, fiscais do órgão municipal percorreram dez estabelecimentos comerciais de Jaboatão


Foto:Tiago Brito



A Superintendência de Defesa do Consumidor (PROCON) de Jaboatão dos Guararapes realizou entre os dias 22 e 25/03, uma pesquisa comparativa com os preços dos itens que compõem a cesta básica, da semana santa e ovos da páscoa. Foram comparados valores de 86 itens em dez estabelecimentos comerciais da cidade. 
O estudo apontou grande diferença de até 48,32% entre um supermercado e outro. Entre os artigos do gênero alimentício, o que teve maior variação foi a farinha de mandioca, chegando a apontar 131,90%.    

A variação de preços dos peixes, bastante consumido nesta época do ano foi de até 142,57% (Salmão em posta). O azeite de Galo (500 ml) teve 143,70% e o leite de coco variou em até 238,28%. Entre os chocolates, foi constatada uma diferença de até 88,71% (ovo classic Nestlé nº 15). 

A superintendente do PROCON de Jaboatão, Debora Albuquerque, orienta os consumidores a pesquisarem antes de efetuar as compras, pois “a variação de percentual das mercadorias é significativa, alterando assim o gasto final de suas compras”, afirmou.     

Serviço 

Para solicitar o serviço do PROCON de Jaboatão, o consumidor deve entrar em contato pelo número 0800-281-6970. O órgão está localizado na Rua Emiliano Ribeiro, nº 389, em Piedade.

Para visualizar lista de produtos pesquisados, clique nos links abaixo. 

Alimentos (Link abaixo)
 alimentos
Ovos de Páscoa (Link abaixo) 
Ovos de Páscoa  
 Peixes (Link abaixo)
 peixes


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/orgaos/superintendente-de-defesa-do-consumidor/2013/03/27/NWS,415370,53,561,JABOATAO,2132-PROCON-DIVULGA-PESQUISA-PRECO-ITENS-PASCOA.aspx

Quinta-feira Santa será de trabalho em Jaboatão



Prefeito Elias Gomes e secretariado participarão do seminário "Gestão e Sustentabilidade"

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, aproveita esta Quinta-feira Santa, que costuma ser de folga (ponto facultativo) nas prefeituras e demais órgãos públicos, para reunir o secretariado. A equipe participa do seminário Gestão e Sustentabilidade, a ser ministrado pela Amana-Key, empresa de consultoria e educação executiva especializada em inovações radicais nas áreas de gestão, estratégia e liderança de organizações complexas, com sede em São Paulo. 

Elias Gomes participou de uma imersão para altos gestores promovida pela Amana-Kei, em novembro do ano passado, e vê o seminário como um grande momento para a redescoberta e reinvenção do governo. “As organizações do mundo inteiro buscam reposicionar-se em um mundo em constantes mutações, de modo que o que ontem foi eficiente, hoje se exauriu”, diz o prefeito, ressaltando ser necessário um novo olhar, um novo pensar e agir, em especial na gestão pública. 

O seminário tem a duração de dez horas, das 8h às 18h, e está programado para um hotel de Piedade.  

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/prefeitura/prefeitura/2013/03/27/NWS,415373,51,546,JABOATAO,2132-QUINTA-FEIRA-SANTA-SERA-TRABALHO-JABOATAO.aspx

quarta-feira, 27 de março de 2013

Ações marcam encerramento do mês da Mulher

Em evento realizado na manhã de hoje, Prefeitura firmou convênio para implantação de curso de capacitação, além de ter lançado campanha para estimular os homens a contribuírem nas garantias dos direitos das mulheres


Foto: Marcelo Ferreira


Uma manhã para toda jaboatanense sentir orgulho. É dessa maneira que podem ser definidas as ações realizadas nesta terça-feira (26/03) pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. É que em evento realizado no auditório do Governo Municipal, em Prazeres, foram lançadas e discutidas políticas públicas voltadas para as mulheres do município, marcando, assim, o encerramento das atividades em comemoração ao mês delas em Jaboatão. 

A primeira ação do dia foi assinatura de um convênio com o Instituto Bantu, projeto cultural de resgate social, que tem o objetivo de oferecer às mulheres em situação de vulnerabilidade social, cursos de qualificação, através de oficinas de formação continuada na área de design de moda e acessórios. 80 pessoas serão beneficiadas com a ação, com data para início a ser definida. De acordo com a presidente do órgão, Lourdinha Oliveira, a perspectiva é de que após a finalização da capacitação, 80% das concluintes sejam inseridas no mercado de trabalho.   

Para a primeira dama de Jaboatão, Ana Karla Gomes, que representou o prefeito do município, Elias Gomes, essa nova parceria irá simbolizar um importante avanço para a cidade, que somada a outras medidas favoráveis ao público feminino, dará mais empoderamento para as mulheres. “A sociedade vive uma transformação em diversas áreas e segmentos. Isso exige bastante da mulher moderna, que vem atuando em diversas ações. Acredito que esse curso irá contribuir para o desenvolvimento de grandes competências, proporcionando um despertar artístico e criativo em suas potencialidades, tanto na formação pessoal, quanto no aspecto profissional”, destacou. 

HOMEM QUE É HOMEM NÃO BATE EM MULHER 

O segundo momento da cerimônia foi o lançamento da campanha “Homem que é homem não bate em mulher”, que será realizada ao longo do ano e terá o objetivo de estimular os homens do município a se engajarem no enfrentamento à violência doméstica. O secretário executivo dos Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas de Jaboatão, Marcelo Gadelha, citou dados da Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a importância na realização de políticas públicas de gênero. 

“Segundo a ONU, a cada dez mulheres no mundo, sete sofrerão algum tipo de violência”, afirmou. Ainda segundo Gadelha, equipes da Prefeitura percorrerão ruas e centros urbanos da cidade, divulgando as ações da rede de proteção da mulher existentes, a exemplo do Centro de Referência Maristela Just, localizado no bairro de Massaranduba.   

A mobilização consiste ainda em fotografar os homens que aderirem à campanha, para, futuramente, lançar um grande mural com a imagem dos participantes. Entidades ligadas ao assunto e demais empresas também serão convocadas para participarem da iniciativa. 

ENCONTRO DE TRANSVERSALIZAÇÃO DAS POLÍTICAS DE GÊNERO 


Na ocasião, secretários de diversas pastas do município, a exemplo das áreas de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, Direitos Humanos, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, debateram e destacaram as ações que serão realizadas em suas respectivas Secretarias ao longo do ano, tendo como foco principal o público feminino. 

A ideia, segundo a Secretaria Executiva da Mulher, Ana Selma dos Santos, é trabalhar de forma integrada o Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, recém-lançado pelo poder executivo. O documento foi elaborado em sintonia com o plano nacional e consiste em três eixos temáticos. Os de enfrentamento à violência, emprego, renda e Educação não sexista; antirracista e não homofóbica.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/03/26/NWS,415366,52,554,JABOATAO,2132-ACOES-MARCAM-ENCERRAMENTO-MULHER.aspx

Jaboatão escolhe representantes para o Conselho de Promoção da Igualdade Racial

Composto por 16 membros (Município e sociedade civil), o Conselho contribuirá na construção das políticas públicas para a população negra


Foto: Valter Andrade

Mais um passo foi dado para consolidar as políticas públicas da população negra em Jaboatão dos Guararapes. No mês em que é celebrado o Dia Internacional de Luta Contra a Discriminação Racial (21 de março), o município escolheu, nesta segunda-feira (25/03), os membros que irão compor o Conselho de Promoção da Igualdade Racial. O evento, que ocorreu no auditório da Prefeitura, em Prazeres, contou com a participação de entidades, religiosos e personalidades que atuam nas comunidades  com o propósito de disseminar a cultura afrodescendente.

O objetivo do Conselho é promover ações conjuntas com o Governo Municipal para fortalecer as políticas públicas deste segmento. No total, são 16 membros, entre representantes da Prefeitura (Assistência Social, Cultura, Educação, Saúde, Mulher, Trabalho, Segurança Cidadã e Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas) e sociedade civil. Os suplentes somam a mesma quantidade. O período de permanência será de dois anos. A próxima etapa, a de posse dos eleitos, está prevista para o próximo mês.

O titular da Rede de Religião de Matriz Africana, Antônio Augusto Fontes, babalorixá e juremeiro, parabenizou a criação do Conselho. “É nesses espaços de diálogos onde levaremos vários assuntos a serem discutidos, dentre eles, o da intolerância religiosa. Com isso, queremos que o preconceito e as indiferenças não existam e se possa cultuar, principalmente, a paz entre as pessoas”, disse.

“Essa eleição mostra um novo espaço para que a sociedade jaboatanense possa dialogar sobre a igualdade racial. Um novo olhar para que as pessoas tratem o ser humano com respeito, independente de sua característica física ou racial”, destacou Marcelo Gadelha, secretário Executivo de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas. Segundo ele, Dentre as ações desenvolvidas para sensibilizar a sociedade sobre o assunto, destaca-se o Afroarte. A atividade é realizada nas escolas, onde são promovidas ações lúdicas para que os alunos obtenham mais conhecimentos sobre a cultura afro-brasileira e africana.

População negra

Conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jaboatão dos Guararapes registrava no ano de 2012, uma quantidade populacional acima de 644 mil habitantes.  Entre esses, mais de 399 mil (62% dos entrevistados) se consideram negros ou pardos. Ainda de acordo com a pesquisa, a população jovem, entre 15 e 24 anos, foi registrada em 18%. Ou seja, superior a 72 mil pessoas. Os idosos somaram 9,5%, com aproximadamente 1.530 habitantes.


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/03/25/NWS,415362,52,554,JABOATAO,2132-JABOATAO-ESCOLHE-REPRESENTANTES-CONSELHO-PROMOCAO-IGUALDADE-RACIAL.aspx

terça-feira, 26 de março de 2013

Programa estimula homem a combater violência contra a mulher

Intitulada “Homem que é homem não bate em mulher”, ação será lançada na manhã da próxima terça-feira (26/03)


Foto: Marcelo Ferreira


Dando prosseguimento as ações em comemoração ao mês da Mulher, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes lança na próxima terça-feira (26/03), às 9h, no auditório do Governo Municipal, em Prazeres, um programa para estimular os homens do município a se engajarem no enfrentamento contra a violência doméstica. A ação, intitulada: “Homem que é homem não bate em mulher”, tem o objetivo de sensibilizar a sociedade, sobretudo o público masculino, para que eles possam contribuir na garantia dos direitos das mulheres, além de ajudar na denúncia dos casos de abusos e violência.  
Equipes da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas do município estarão percorrendo as ruas da cidade, distribuindo panfletos informativos indicando locais que oferecem ações em prol das mulheres jaboatanenses, como o Centro de Referência da Mulher – Maristela Just, situado no bairro de Massangana. 
A mobilização irá fotografar os homens que aderirem à campanha, para, futuramente, lançar um grande mural com a imagem dos participantes. Entidades ligadas ao assunto e demais empresas também serão convocadas para participarem da iniciativa. O número 180, uma Central de Atendimento à Mulher que funciona 24 horas por dia, de segunda a domingo, sendo a ligação gratuita e em âmbito nacional também será destacado. 
Plano municipal de Políticas para as mulheres 
No último dia internacional da mulher, 08/03, as jaboatanenses ganharam uma importante ferramenta que simboliza um grande avanço no município. É que Jaboatão oficializou, através de decreto municipal, a instalação do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres
O documento foi elaborado em sintonia com o plano nacional e consiste em três eixos temáticos, a exemplo do de enfrentamento a violência, emprego e renda e Educação não sexista, antirracista e não homofóbica. O objetivo do plano é implementar políticas que beneficiem a vida da mulher em diversas áreas existentes, e será realizada de forma integrada com diversas secretarias, a exemplo de saúde e educação.   
MARISTELA JUST – Inaugurado em 2010, o Centro de Referência da Mulher – Maristela Just está localizado no bairro de Massaranduba, Regional Prazeres. A unidade é um espaço onde as mulheres que foram vítimas de violência doméstica recebem serviços de acolhimento, atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico. Mais de mil já foram atendidas no espaço.  
Em 2012, o Centro atendeu 278 mulheres vítimas de agressão. Já a delegacia especializada registrou 980 boletins de ocorrência, 557 medidas protetivas aplicadas e 50 flagrantes realizados.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/03/25/NWS,415361,52,554,JABOATAO,2132-PROGRAMA-ESTIMULA-HOMEM-COMBATER-VIOLENCIA-CONTRA-MULHER.aspx

segunda-feira, 25 de março de 2013

Forrozeiros prestam homenagem a Dominguinhos em Garanhuns nesta segunda


5e01cfb1763d5cb7a9b66790c95f1c49.jpg
Músico começou sua carreira tocando nas feiras livres da cidade
Foto: Divulgação

Do NE10

Mais de 50 músicos de grupos de forró pé de serra do Agreste de Pernambuco se reúnem nesta segunda-feira (25) em Garanhuns no movimento "Força mestre Dominguingos, Garanhuns torce por você". A partir das 8h30, o grupo se reúne na escadaria do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti para tocar seus grandes sucessos.

Dominguinhos começou a tocar ainda criança nas feiras livres da cidade, que agora presta uma homenagem para que o instrumentista se recupere bem. Na cidade, o músico também é padrinho da Escola de Acordeon, onde pessoas de todas as idades aprendem a tocar o instrumento que o consagrou.

Espera-se que o movimento sirva de apoio e solidariedade ao instrumentista e sua família, reunindo, além dos músicos participantes, muitos moradores da cidade.


Fonte:http://ne10.uol.com.br/canal/cultura/noticia/2013/03/24/forrozeiros-prestam-homenagem-a-dominguinhos-em-garanhuns-nesta-segunda-407826.php

sábado, 23 de março de 2013

Portal do Artesanato de Jaboatão está no ar

A ferramenta online possibilita conhecer os artesãos municipais e os seus trabalhos, no link: “fazenda.jaboatao.pe.gov.br/portalartesanatojaboatao”


Foto: Marcelo Ferreira


A mídia digital tem sido um dos principais meios para a disseminação das informações, assim como para a comercialização de produtos. Em Jaboatão dos Guararapes, essa ferramenta está sendo utilizada para divulgar os trabalhos dos artesãos da cidade por meio do Portal do Artesanato (fazenda.jaboatao.pe.gov.br/portalartesanatojaboatao), lançado hoje, sexta-feira (22/03). 
De fácil manuseio, é só escolher uma das quatro seções (matéria-prima, tipologia, classificação, cooperativa ou associação) e clicar na palavra “pesquisa”. Lá, aparecerão os artistas correspondentes ao que foi selecionado, onde constará contato, endereço e imagens dos materiais. O Portal, fruto de um trabalho realizado no início do ano, em uma ação intitulada “Circuito dos Ateliês”, está cadastrando só profissionais jaboatanenses. São mais de 100 artesãos cadastrados, dos cerca de 300 que atuam no município. 
Conforme Luiz Carlos Matos, secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Turismo, a criação do site foi motivada pela quantidade de profissionais da área. Desse quantitativo, segundo ele, pouco mais de 3% possuem algum atendimento ao consumidor voltado para internet. “A promoção dos artesãos é a principal finalidade do Portal. Então, surgiu a necessidade em criar um espaço para que eles possam ampliar a visibilidade de seus trabalhos. Vamos seguir cadastrando, até que todos estejam inseridos na ferramenta. Além disso, mostramos as diversidades que tem em Jaboatão, onde alguns artistas já são reconhecidos internacionalmente. Com isso, fortalece a economia e o incentivo ao turismo”, ressaltou Matos, durante solenidade, no auditório da Prefeitura, em Prazeres. No local, peças de alguns artistas estavam expostas. 
O gestor completou ainda de que o cadastro, feito para a criação do site, teve a finalidade de conhecer o perfil dos artesãos para que ações, como a do Portal do Artesanato, sejam feitas. "Com essas informações, serão promovidas capacitações e atividades para o desenvolvimento econômico deste segmento", acrescentou. 
No ramo há mais de 30 anos, Fernando Kehrle, foi um dos pioneiros em Pernambuco a trabalhar com produtos recicláveis. Ele avalia que o Portal possibilitará que as pessoas conheçam os potenciais do município. “O artista vive de divulgação. E, essa iniciativa, esperada por muitos anos, vai dar mais visibilidade a nós, pois, a tecnologia está avançando e precisamos acompanhá-la”. 
Como se cadastrar
Para quem não é cadastrado, procure a secretária Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Turismo. O prédio está situado na Avenida Bernardo Vieira de Melo, nº 631, em Piedade. Os atendimentos são nas quintas-feiras, das 8h às 16h. É preciso levar três peças para o registro fotográfico. Os documentos são identidade, CPF, comprovante de residência e, se estiver, carteira de artesão. Para maiores informações, entrar em contato pelo telefone 3468.7064.
Grupos sócioprodutivos 
Para o fortalecimento dos artesãos, a Secretaria Executiva da Assistência Social, por meio da Coordenação de Grupos Sócioprodutivos, promove capacitações e feiras para mais de 100 pessoas. Os profissionais estão distribuídos nas áreas de artes e culinária regional. 
Periodicamente, eventos são realizados para que a população conheça as obras dos artistas. Os participantes dos grupos também estão sendo cadastrados no Portal do Artesanato.
O evento contou com a participação dos secretários municipais de Direitos Humanos, Marcelo Gadelha; doTrabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Hélcio Matos; da Mulher, Ana Selma dos Santos. No final da solenidade, a superintendente do Centro Pernambucano de Design, Luciana Torres, fez uma palestra baseada no tema "Inovar na Comercialização = Ganhar Mais" aos presentes.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-da-cidade/2013/03/22/NWS,415360,52,552,JABOATAO,2132-PORTAL-ARTESANATO-JABOATAO.aspx

Prefeitura realiza “Operação Especial” no Monte dos Guararapes


40 homens da limpeza urbana do município realizam serviços de roço de mato, capinação, pintura de meio fio, podação de árvores, dentre outros
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria de Limpeza Urbana, realiza, desde a última segunda-feira (18/03), uma Operação Especial na área do Monte dos Guararapes, onde será realizada de 31/03 a 08/04 a tradicional Festa da Pitomba, que este ano chega a sua 356ª edição. Nos turnos da manhã e tarde, cerca de 40 homens trabalham diariamente no local. 
As atividades consistem na realização dos serviços de roço de mato, capinação, pintura de meio fio, podação de árvores, dentre outras ações. A previsão é que as ações sejam finalizadas até a próxima sexta-feira, 29 de março.  

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/servicos-urbanos/2013/03/22/NWS,415359,52,558,JABOATAO,2132-PREFEITURA-REALIZA-OPERACAO-ESPECIAL-MONTE-GUARARAPES.aspx

sexta-feira, 22 de março de 2013

Curso de fortalecimento da fala pública tem aula inaugural

Capacitação terá o objetivo de estimular o público feminino a ampliar funções de destaque na sociedade, beneficiando 120 mulheres de Jaboatão

Foto: Marcelo Ferreira


Foi iniciado na tarde desta quinta-feira (21/03), no auditório da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em Prazeres, o curso de “Fortalecimento da Fala Pública”. A capacitação terá o objetivo de estimular o público feminino do município a ampliar a ocupação de funções de destaque na sociedade, beneficiando um quantitativo de 120 mulheres de todas as Regionais Administrativas da cidade.
Para Ana Selma dos Santos, secretária executiva da Mulher, a ação visa despertar positivamente o papel feminino na sociedade, impactando nas ações cotidianas. “Esperamos que as participantes possam multiplicar as informações aqui obtidas, estimulando outras mulheres a participarem futuramente de ações semelhantes”, destacou. Entre as metodologias que serão abordadas com as cursistas, técnicas de oratória, instrumentos que favoreçam a comunicação em espaços públicos, improviso, técnicas de construção de um bom discurso, dentre outros assuntos.
“Acredito que este curso irá refletir positivamente na minha vida. Espero, ao final dessa habilitação, estar apta a desempenhar funções importante no mercado de trabalho”, destacou Dalva Rosa, moradora de Cajueiro Seco e participante da capacitação. Entre os critérios exigidos para participação, o de estar cursando ou ter concluído o ensino médio, ter conhecimento ativo das ações da comunidade em que a cursista mora, além de ter experiências em gestões públicas.
A atividade terá uma carga horária de 60 horas e acontecerá simultaneamente nas Regionais Jaboatão Centro (sede do Sindicato dos Professores de Jaboatão - Sinproja), Praias (Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Articulação Regional e Mobilização) e Prazeres (Auditório da Prefeitura). As aulas serão ministradas nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre das 13h30 às 17h.  
Ao final do curso, todas as concluintes receberão certificados. A previsão é que o curso seja finalizado no dia 03 de maio.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/03/21/NWS,415352,52,554,JABOATAO,2132-CURSO-FORTALECIMENTO-FALA-PUBLICA-AULA-INAUGURAL.aspx

quinta-feira, 21 de março de 2013

Atividades em comemoração ao mês da Mulher continuam em Jaboatão

Ações, que consiste na realização de palestras e debates em escolas municipais e unidades de saúde instaladas no município, tem o objetivo de sensibilizar a população no enfrentamento à violência doméstica


Foto: Marcelo Ferreira


Definitivamente, março entrou no calendário jaboatanense como o mês das mulheres. É que as comemorações do Dia Internacional da Mulher no município não se restringem apenas a data, comemorada no último dia 08/03. São varias as ações desenvolvidas na cidade para o público feminino. No total, o Governo Municipal, através da Secretaria Executiva da Mulher já realizou 16 palestras com vídeos debate em escolas municipais, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Unidades de Pronto atendimento (UPA) instaladas em Jaboatão. Mais sete atividades deste tipo estão previstas até o final do mês.
A ação tem o objetivo de sensibilizar a população no enfrentamento à violência doméstica. Aproximadamente 600 pessoas, entre homens e mulheres do município foram mobilizadas diretamente com as atividades, que consiste ainda na distribuição de material educativo, com endereço de locais que oferecem atendimento a mulheres vitimas de violência.
MARISTELA JUST – Inaugurado em 2010, o Centro de Referência da Mulher – Maristela Just está localizado no bairro de Massaranduba, Regional Prazeres. A unidade é um espaço onde as mulheres que foram vitimas de violência doméstica recebem serviços de acolhimento, atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico. Mais de mil já foram atendidas no espaço. “Essa  atuação vem permitindo ao Governo Municipal salvar e revitalizar vidas e lares”, afirmou Ana Selma dos Santos, secretária executiva da mulher de Jaboatão. 
Serviço 
Centro de Referência da Mulher - Maristela Just 
Local: Rua Travessa São João, nº 64, Massaranduba/Prazeres
Horário de Atendimento: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Fone: (81)3468-2485
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/03/20/NWS,415349,52,554,JABOATAO,2132-ATIVIDADES-COMEMORACAO-MULHER-CONTINUAM-JABOATAO.aspx

Prefeitura inicia curso de capacitação para mulheres

intitulada “Mulher e Poder”, ação tem o objetivo de estimular o público feminino a ampliar a ocupação de funções de destaque na sociedade


Foto: Valter Andrade


Com o objetivo de estimular o público feminino de Jaboatão dos Guararapes a ampliar a ocupação de funções de destaque na sociedade, a Prefeitura, através da Secretaria Executiva da Mulher, inicia na próxima quinta-feira (21/03), às 14h, no auditório do Governo Municipal, em Prazeres, uma capacitação intitulada “Mulher e Poder”. O curso irá beneficiar 120 mulheres de todas as Regionais Administrativas do município. Serão abordados com as participantes técnicas de oratória, instrumentos que favoreçam a comunicação em espaços públicos, improviso, técnicas de construção de um bom discurso, dentre outros assuntos.
Entre os critérios exigidos para participação, o de estar cursando ou ter concluído o ensino médio, ter conhecimento ativo das ações da comunidade em que a cursista mora, além de ter experiências em gestões públicas. A capacitação terá uma carga horária de 60 horas e acontecerá simultaneamente nas Regionais Jaboatão Centro (sede do Sindicato dos Professores de Jaboatão - Sinproja), Praias (Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Articulação Regional e Mobilização) e Prazeres (Auditório da Prefeitura). As aulas serão ministradas nas segundas, quartas e sextas-feiras, sempre das 13h30 às 17h.  
Ao final da capacitação, todas as concluintes receberão certificados. A previsão é que o curso seja finalizado no dia 03 de maio.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/03/20/NWS,415350,52,554,JABOATAO,2132-PREFEITURA-INICIA-CURSO-CAPACITACAO-MULHERES.aspx

quarta-feira, 20 de março de 2013

Oferta de emprego em Jaboatão para jovens aprendizes

As inscrições vão até sexta-feira (22/03), para as funções auxiliar de pedreiro e pedreiro de edificações


Foto: Valter Andrade


A Agência do Trabalhador de Jaboatão dos Guararapes abriu 20 vagas destinadas ao programa federal Jovem Aprendiz, que dá oportunidade a adolescentes entre 18 e 22 anos, para que sejam inseridos no mercado de trabalho. Os interessados nas funções de pedreiro de edificações e auxiliar de pedreiro devem se inscrever em um dos cinco postos de atendimento até sexta-feira (22/03).

Para participar, é necessário estar cursando ou concluindo o Ensino Médio. Os documentos necessários são: identidade, CPF e carteira de trabalho. A empresa será responsável pelo processo seletivo. Após esta etapa, o aprovado será matriculado em alguma uma unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

O contrato será no período de um ano, com a carga horária de trabalho de quatro horas. As vagas oferecem salário aprendiz proporcional às horas trabalhadas. Os benefícios que estão incluídos são vale transporte e o curso profissionalizante.
Locais de atendimento:
Agência do Trabalhador (Regional – 1)
Av. Dantas Barreto s/n Centro - Jaboatão dos Guararapes
Horário de Atendimento: 8h às 16h30
Fone: (81) 3481-2642 

Agência do Trabalhador (Regional – 2)
Endereço: Praça Severina Rita Coelho, 20, Cavaleiro
Horário de atendimento: 8h às 16h30
Fone: (81) 3253-7767
 
Agência do Trabalhador (Regional – 3)
Endereço: Rua Leonardo da Vinci,28, Curado II
Horário de atendimento: 8h às 16h30
Fone: (81) 3255-2412 
 
Posto da Agência do Trabalhador –Muribeca (Regional -4)
Eixo da Integração Muribeca, nº3033 
Horário de Atendimento: 8h às 16h30
Fone: (81) 3377-5754 
 
Posto da Agência do Trabalhador – Candeias (Regional -6)
Av. Presidente Kennedy, nº 2482, Candeias
Horário de Atendimento: 8h às 16h30
Fone: (81) 3469-5476


Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/03/19/NWS,415348,52,554,JABOATAO,2132-OFERTA-EMPREGO-JABOATAO-JOVENS-APRENDIZES.aspx

Agricultores de Jaboatão recebem sementes de milho

Camponeses do assentamento Santana, em Jaboatão Centro, receberam cada um dois quilos do grão


Foto: Marcelo Ferreira


Com o inicio do ciclo do milho, período que corresponde três meses antes das festas juninas, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciências, Tecnologia e Turismo (SEDECTT), iniciou na manhã desta terça-feira (19/03), no assentamento Santana, em Jaboatão Centro, a distribuição de sementes do grão. Foram beneficiadas 31 famílias da região, cada uma recebendo dois quilos da semente, o que corresponde à colheita estimada de mais de duas mil espigas por agricultor.
A ação faz parte do “Programa de Atividades Rurais” desenvolvido pelo Governo Municipal, que distribuirá 400 kg de milho em todo o município. Entre os requisitos acordados com os agricultores, o de destinar, cada um, o percentual de 5% de sua colheita para a comunidade que abriga o assentamento e para instituições educacionais do município.
“Anteriormente, ajudamos esses profissionais no preparo de suas respectivas terras, fornecendo máquinas e implementos agrcícolas, além de orientação profissional. Também iremos auxiliá-los na comercialização, fornecendo a logística do transporte das espigas aos centros comerciais. A tendência é avançarmos na qualidade de assistência rural ofertada à população”, explicou Antônio Muniz Júnior, funcionário da SEDECTT.
SÃO JOSÉ
As sementes de milho foram distribuídas no dia em que os católicos reverenciam São José, considerado o padroeiro dos trabalhadores do campo. O fato trouxe esperança de uma boa safra aos agricultores, em especial para José André da Silva, 61, residente do assentamento Santana há sete anos. “É uma data que para nós possui um grande significado. Espero obter êxito no plantio desses grãos”, afirmou.
“Essa ação irá, além de incrementar a economia de nossa comunidade, que se destaca basicamente pelo seu potencial rural, melhorar o poder aquisitivo dos agricultores. Sem dúvidas, uma grande iniciativa. É um motivo de alegria para o homem do campo”, destacou o presidente da Associação dos Agricultores do Assentamento Santana, Manoel do Monte Aguiar.
A distribuição das sementes de milho nas áreas rurais de Jaboatão continuarão ao longo da semana.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/desenvolvimento-da-cidade/2013/03/19/NWS,415347,52,552,JABOATAO,2132-AGRICULTORES-JABOATAO-RECEBEM-SEMENTES-MILHO.aspx

terça-feira, 19 de março de 2013

Evento discute ações voltadas às mulheres

Encontro realizado pelo Governo do Estado teve a finalidade de discutir políticas públicas de gênero


Foto: Divulgação


Diante das comemorações do “Dia Internacional da Mulher”, celebrado em todo o planeta no último dia 08/03, foi realizado na manhã da última segunda-feira (18/03), um evento em alusão a data. A solenidade, realizada no Centro de Convenções, em Olinda, foi promovida pelo Governo do Estado e contou com a presença de diversos municípios, entre eles, Jaboatão dos Guararapes, representado por uma delegação de 50 mulheres, entre elas, a secretária executiva da mulher do município, Ana Selma dos Santos, que discursou representando as cidades presentes. 
A posição anunciada pelo Estado, discutida e ampliada pelas gestoras municipais presentes no encontro, foi a de que é necessário potencializar um bloco de serviços, buscando níveis de institucionalização metropolitana, referente a promoção da igualdade de gênero na gestão pública”, afirmou. 
No evento, o Governador Eduardo Campos assinou dois termos de cooperação técnica, um para o fortalecimento da rede de delegacias especializadas e um para parceria de curso de qualificação de 180 mulheres que trabalham no processamento de mandioca. Na perspectiva de programar políticas públicas voltadas para as mulheres, direções importantes foram discutidas no evento. 
Entre elas, a Criação do Comitê Metropolitano de Políticas para as Mulheres; Saúde da Mulher Metropolitana; Trabalho, Renda e Habitação para o público feminino; Fortalecimento dos mecanismos de políticas para mulheres; Articulação e fortalecimento do empreendedorismo das catadoras de resíduos sólidos, dentre outras. 
“Essa fértil agenda a ser implementada, de forma colaborativa, trará grandes contribuições que irão reforçar iniciativas já praticadas. Temos a importante missão de avançar mais rapidamente para uma sociedade com relações de maior igualdade entre homens e mulheres”, finalizou Ana. 
 O evento serviu ainda para que os municípios apresentassem suas experiências em relação às atuais políticas públicas voltadas para as Mulheres.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2013/03/19/NWS,415345,52,554,JABOATAO,2132-EVENTO-DISCUTE-ACOES-VOLTADAS-MULHERES.aspx

Jaboatão realiza campanha nacional de combate à hanseníase e verminoses

Ação que acontecerá entre os dias 18 a 22/03 passará por 99 escolas da rede municipal de ensino, beneficiando 36 mil alunos


Foto: Marcelo Ferreira


Município, Estado e Governo Federal. As três esferas de poder estiveram reunidas na manhã desta segunda-feira (18/03), na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada no bairro de Comporta, Regional Prazeres, para o lançamento oficial da campanha nacional de combate à hanseníase e verminoses. A ação, que se estenderá em Jaboatão até a próxima sexta-feira (22/03), passará por 99 instituições educacionais da rede pública de ensino, beneficiando aproximadamente 36 mil alunos com faixa etária entre 5 a 14 anos de idade.  
Com o tema “Hanseníase e Verminose têm cura: é hora de prevenir e tratar”, a atividade terá o objetivo de realizar um mapeamento dos casos suspeitos das doenças na cidade. “Muito boa essa iniciativa. Tenho dois netos que estudam aqui na escola e é bom saber que não vou ter que me preocupar com esse tipo de doença na vida deles”, afirmou Maria José da Silva, moradora da comunidade há mais de 30 anos. 
“Pelo terceiro ano consecutivo estamos realizando esta ação, que tem um caráter preventivo e visa identificar e tratar casos existentes nos escolares”, destacou a secretária municipal de Saúde, Gessyanne Paulino. Já a gestora da pasta de Desenvolvimento Social da Prefeitura, Karla Menezes, ressaltou a importância em se trabalhar de maneira integrada. “Os governos estão atuando de forma conjunta, unindo forças para um bem comum”, informou. 
O secretário de Vigilância em Saúde do Governo Federal, Jarbas Barbosa Filho, representou o Ministério da Saúde na cerimônia. “São ações como essas, relativamente simples, mas que se revelam em um grande beneficio na vida dessas crianças”. Sentimento que foi também compartilhado pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes. “Aprendemos a achar que apenas são relevantes as ações muito complicadas. Na verdade, estamos proporcionando uma saúde de qualidade com singeleza, onde com a ingestão de apenas um comprido por ano se combate as verminoses que atrapalham a saúde dos nossos garotos”, disse. 
Elias também destacou os investimentos que já foram realizados na comunidade de Comporta, a exemplo da construção de uma escola, unidade de saúde e pavimentação de ruas. “Esta obra de reconstrução da cidade, de oferecer melhor qualidade de vida para a população, é uma ação de cada pessoa que vive em nosso município”, ressaltou. 
A estratégia da ação foi desenvolvida de forma conjunta entre os profissionais da Saúde e Educação do município. Ao longo da campanha, serão realizadas buscas ativas de casos de hanseníase, utilizando-se um formulário que será preenchido pelos pais ou responsáveis pelas crianças. No documento serão evidenciados os sinais e sintomas sugestivos da doença. Após a triagem, se constatada suspeita, o aluno será encaminhado para confirmação da enfermidade na unidade de saúde mais próxima de sua casa.  
Já a metodologia que será utilizada para a redução de verminoses, como no caso da Geo-helmintíase, consiste em administrar, em dose única, um comprimido do medicamento Albendazol (400mg). A oferta e a supervisão do tratamento aos estudantes serão realizadas por profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF) locais.  
ÍNDICE - Esse ano, a meta de redução do índice de verminoses será eliminar em 90% os casos da doença. Já o alvo das ações preventivas da hanseníase será chegar a 80% dos estudantes de Jaboatão.  
O evento também contou com a participação do secretário executivo de Vigilância em Saúde de Pernambuco,Eronildo Felisberto, e do consultor da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), Santiago Nicholls.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/saude/2013/03/18/NWS,415343,52,556,JABOATAO,2132-JABOATAO-REALIZA-CAMPANHA-NACIONAL-COMBATE-HANSENIASE-VERMINOSES.aspx

segunda-feira, 18 de março de 2013

Equipamento atenderá exclusivamente pacientes do SUS


BÁRBARA FRANCO


Divulgação
ATENDIMENTO começa a ser realizado hoje

Pela primeira vez, moradores de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR), não precisarão se deslocar para outras cidades para realizar uma tomografia computadorizada. O exame, considerado de alta complexidade, é capaz de identificar diversas patologias e passa a ser disponibilizado no município por meio do Hospital Memorial Jaboatão (HMJ), localizado no Centro da cidade. O equipamento e a construção da área física que vai abrigar a máquina contaram com investimentos conquistados por meio do Ministério da Saúde, um total de quase R$ 650 mil. O serviço, que começa a funcionar hoje, será oferecido exclusivamente para pacientes vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Uma equipe formada por quase dez profissionais já foi montada para a realização do serviço que funcionará todos os dias da semana. O grupo conta com um médico radiologista, técnicos radiologistas, enfermeiras e um auxiliar administrativo. Segundo o diretor administrativo da unidade hospitalar, Marcelo Aurélio Mingati, demandas de outros municípios serão aceitas, se encaminhadas pela Central da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O usuário deve realizar a marcação do procedimento de segunda a sexta, das 8h às 18h. O foco principal é garantir o atendimento para moradores de Jaboatão. “O tomógrafo é um serviço de alta complexidade e esse é o primeiro a ser oferecido no município. Dessa forma, vamos trazer mais conforto e eficácia para os pacientes, sem que eles tenham que ser deslocados”, disse.

Em 24 horas, o tomógrafo tem capacidade de realizar 250 exames. “A quantidade de pessoas atendidas vai depender da nossa demanda. Apesar de a máquina conseguir funcionar durante 24 horas, vamos usá-la apenas durante 12 horas, de segunda a segunda”, afirmou Mingati. Além dos pacientes que tiverem exames marcados, o equipamento também vai atender aqueles que se encontram na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do próprio hospital.

 
Fonte:http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/edicaoimpressa/arquivos/2013/03/18_03_2013/0036.html