Semana da Pessoa com Deficiência orientou famílias a darem autonomia aos portadores
Foto:Andrew Leonard
45 milhões. Essa é a quantidade de pessoas que tem deficiência em todo o Brasil. E a exclusão, o bullying e o preconceito têm feito com que muitas dessas vidas sofram bastante. Mas esse quadro começou a mudar e muitas iniciativas foram tomadas para assegurar os direitos desses cidadãos na sociedade. E uma delas é a Semana da Pessoa com Deficiência, que é comemorada em Jaboatão dos Guararapes de 25 a 31 de agosto, e traz como tema “Para viver não há limites”. O evento já ocorre há 10 anos.
Durante os últimos dias, diversas atividades foram realizadas em todo o município, através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos do município. Na quarta-feira (29/08), no Centro de Apoio e Integração de Portadores de Necessidades Especiais (CAINE), de Candeias, na Regional 6 - Praias, foi realizada uma orientação com as famílias de pessoas com deficiência. Vídeos com exemplos de superação também foram exibidos e os presentes tiveram a oportunidade de dar depoimentos e compartilhar experiências pessoais e familiares com os demais.
Segundo Elza Mota, coordenadora das ações de atenção às pessoas com deficiência, os encontros foram pensados no intuito de chamar a atenção dos cidadãos para uma sociedade mais inclusiva. “É importante que a população tome conhecimento dessas questões e saiba respeitar as diferenças. Muitas mães protegem os filhos do preconceito, mas não podem ter vergonha deles. Eles precisam ter autonomia e mostrar que são pessoas iguais às outras”, enfatizou Elza.
A coordenadora também ressaltou os avanços para os deficientes no município. 500 alunos com esse perfil já estão matriculados nas escolas, vários exames estão sendo feitos, equipes do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF) realizam atendimentos domiciliares em casos de pessoas em situação grave e a emissão da carteira de livre acesso.
Matriculado no CAINE há dois anos, Rodrigo José, 9 anos, sofreu uma paralisia cerebral quando era bebê. No espaço, a criança é atendida com os serviços de fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia. A mãe dele, Eveline Siqueira, 39 anos, ficou sabendo do encontro e não perdeu tempo para comparecer. “Meu filho tem melhorado bastante nesse tempo em que está aqui. Antes tinha de carregá-lo no braço e o sofrimento era muito grande. É muito bom sermos orientados nesses encontros com as famílias”, relata Eveline.
Dando continuidade aos encontros, na tarde da quinta-feira (30/8) foi a vez da Regional 5 - Prazeres receber os encontros com as famílias. Dezenas de mães se reuniram no Centro de Ensino Especializado de Prazeres (CENESPRA) para receberem mais informações e debaterem sobre a temática da deficiência.
Dona Marli Santos, 49 anos, aproveitou e não deixou de participar das orientações tanto no CAINE quanto no CENESPRA. E levou junto a filha Micaelly Vitória, 12 anos, que tem Síndrome de Down. “Aqui no CENESPRA ela faz parte de diversas atividades. Minha filha é atendida pela pedagoga e pela fonoaudióloga e faz oficinas de leitura e pintura nas escolas que estuda. Gosto bastante de participar desses eventos para aprendermos mais sobre o assunto e discutirmos”, afirma Marli, residente de Barra de Jangada.
As atividades da Semana da Pessoa com Deficiência terminam hoje, sexta-feira (31/08) na Casa Rosada, Rua Coronel Basgal, nº399, em Piedade, com uma oficina sobre desenho universal. Quanto a essa temática, a coordenadora Elza Mota esclarece: “é como se adaptássemos a nossa casa para atender as necessidades de todos. Ou seja, é transformar uma coisa para servir de benefício a qualquer um que precisar de qualquer coisa”.
E no próximo dia 04 de setembro, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a Secretaria Executiva de Direitos Humanos, usará o espaço da Câmara dos Vereadores do município para eleger os membros da sociedade civil para o conselho da secretaria. Representantes das Secretarias de Assistência Social, Educação, Direitos Humanos, Obras, Saúde, Esporte e Lazer e Qualificação e Trabalho estarão presentes. Além dos membros da sociedade civil, compostos de dois representantes do CAINE, um representante de cada tipo de deficiência e um profissional da área.
CAINE
A ONG já está em funcionamento há 12 anos no bairro de Candeias e recebe pessoas com deficiência para atendimento em fonoaudiologia, fisiologia, fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, assistência social, dentre outras áreas. Para ser atendido no local, o paciente precisa ser encaminhado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), hospitais e prefeituras. O espaço fica localizado na Rua Dr. Antônio Carlos Oliveira, 557, Candeias, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
CENESPRA
Existente há 35 anos, o Centro de Ensino Especializado de Prazeres (CENESPRA) atende pessoas com deficiência nas áreas de habilitação, reabilitação, educação especial e capacitação profissional. É uma entidade especializada que também oferece atendimento em pedagogia, fonoaudiologia e outros serviços, além de atividades culturais. O endereço fica na Rua Santo Elias, Prazeres, próximo ao Supermercado Arco-Íris e ao Beto do Queijo. O local funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 18h. O telefone para contato é o 3476-1252.
Nenhum comentário:
Postar um comentário