segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Jaboatão entrega mais uma Unidade de Saúde da Família

Os moradores do Loteamento São Francisco, no Curado II, receberam uma USF completamente nova


Foto:Valter Andrade


Alegria e satisfação! Essas palavras resumem o sentimento de todos os moradores do Loteamento São Francisco, no Curado II, que estiveram na última sexta-feira (14/09), para a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) do local. A dona de casa Maria do Carmo da Silva, 52, não escondia a satisfação. “Isso foi maravilhoso! Além de bonito é perto da minha casa”, destacou a dona de casa, que estava acompanhada da neta. 
Os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) abriram a solenidade com uma dramatização sobre o trabalho desenvolvido pela instituição, que atua diretamente com os profissionais do Programa Saúde da Família (PSF). A secretária de Saúde de Jaboatão dos Guararapes, Gessyanne Paulino, aproveitou a ocasião para apresentar a equipe que fará o atendimento no local. “Essa obra é exemplo do compromisso que essa gestão tem com o povo jaboatanenses. E essa USF é de todos vocês, por isso cuidem e zelem por este lugar”, lembrou Gessyanne. 
O vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Edir Peres, participou do evento e aproveitou para lembrar outras obras que a Prefeitura está entregando aos munícipes. “Nosso compromisso com o povo de Jaboatão é oferecer uma melhor qualidade de vida, por isso nosso empenho em entregar mais unidades de saúde, como também em melhorar a educação do município, com a limpeza das ruas, e com tantas obras ou ações sociais espalhadas pelas sete regionais”, afirmou o vice-prefeito. 
ESTRUTURA 
Antes mesmo de construir a Unidade de Saúde da Família do Loteamento São Francisco, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes tratou de calçar as ruas do entorno da USF. O Pastor Gleidson, gerente da Regional III (Curado) lembrou como eram as ruas. “Este bairro estava abandonado, com muita lama, ou seja, com muitas ruas sem calçamento. O que vemos agora é uma transformação”, falou o gerente. 
A USF segue as normas sanitárias conforme estabelece o Ministério da Saúde. Com isso, a estrutura conta com salas de espera ou de recepção, de vacina, de coleta, de nebulização, de esterilização, de curativo e de reunião; farmácia; três consultórios (Médico, Enfermagem e Odontológico); banheiros; escovódromo e copa. 
Além disso, a USF contará com uma equipe de profissionais de saúde composta por médico, enfermeiro, odontólogo, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal (ASB) e agentes comunitários de saúde (ACS). Ao todo serão cerca de quatro mil pessoas que serão assistidas pela Unidade de Saúde da Família. A obra, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, teve recursos próprios e do Ministério da Saúde (MS), com investimento de mais de R$ 500 mil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário