quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prefeitura realiza seminário contra intolerância religiosa

Evento acontecerá no plenário da Câmara de Vereadores e terá como tema “Afro Religiosidade – Eu Tenho Direitos

Com o objetivo de discutir com a sociedade jaboatanense a intolerância às praticas religiosas, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, através das Secretarias de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos - Politicas sobre Drogas, realiza na próxima quarta-feira (30/05) um seminário com o tema “Afro Religiosidade – Eu Tenho Direitos”. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores, e terá inicio a partir das 13h30.   

A ação é uma referência ao dia 25 de maio, que é conhecido mundialmente como o Dia da libertação da África. De acordo com a secretária de Promoção da Cidadania, Ana Selma Santos, o seminário vem com a finalidade de combater a intolerância às praticas religiosas. “Este evento se inscreve dentro do processo de estruturação da politica de igualdade racial que está sendo desenvolvida em Jaboatão, oportunizando a pratica de estudos religiosos. É uma forma de garantir os direitos das pessoas ao culto de cunho religioso sem prejuízo de discriminação”, avaliou.
Ainda segundo Ana, o seminário é um projeto educativo com a finalidade de promover a cidadania através da conscientização dos direitos reservados  às comunidades tradicionais, garantindo as praticas de manifestações afro-religiosa. O seminário terá como público alvo os movimentos sociais que atuam com a temática étnica-racial.   

HISTÓRIA
 
No ano de 1963, no dia 25 de maio, 32 chefes de estados africanos se reuniram para debater a submissão do continente aos países colonialistas. Com ideias contrárias à subordinação, o grupo fundou a OUA (Organização de Unidade Africana), que em 1972 foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), sendo reconhecido como o Dia da Libertação da África. 

PROGRAMAÇÃO 

13h30 - Credenciamento 

14h – Abertura com saudação aos orixás com o grupo Babalorixá Antônio de xangô

14h30 - Palestra com Isabela Bandeira, promotora do Ministério Publico do Jaboatão com o tema: a importância das comunidades tradicionais em utilizar o GT- Racismo com mecanismo contra o Racismo e a Intolerância Religiosa

15h – Debate

15h30 – Apresentação da cartilha por Marcelo Gerson - Chefe de Núcleo de Promoção de Política da Igualdade Racial

16h – Debate

16h30 - Entrega dos certificados para os participantes

17h – Coffebreak com Apresentação cultural com GRUPO LUARDART

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2012/05/29/NWS,414452,52,554,JABOATAO,2132-PREFEITURA-REALIZA-SEMINARIO-CONTRA-INTOLERANCIA-RELIGIOSA.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário