segunda-feira, 7 de maio de 2012

Binário de Jaboatão Centro: nova realidade para a mobilidade da região

Além disso, estão sendo pavimentadas a Estrada da Usina, que liga o bairro à BR-101 e a Estrada da Luz, que vai do Centro à BR – 232

Os constantes engarrafamentos e o trânsito parado, em Jaboatão Centro, pareciam não ter mais solução. O problema era enfrentado há décadas por milhares de transeuntes e veículos que passavam diariamente na localidade. Para dar mais mobilidade a região, a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes investiu mais de R$ 3,5 milhões na construção de um binário. Um conjunto de obras que vai mudar o tráfego de toda a área.

Para este novo momento, foi executada a requalificação da Rua Barão de Lucena, a implantação da nova via, a Visconde de Rio Branco, que tem mais de dois mil metros de extensão. E as mudanças já são visíveis. É o que afirma o motorista de transporte coletivo, João Carlos de Lucena, 50 anos. “Foi a melhor coisa que foi feita neste bairro. O trânsito ficou mais organizado. Antes, ficávamos uns 30 minutos. Agora, esse tempo passou para menos da metade”, comemorou, durante a inauguração da obra, na última quinta-feira (03/05).

“Passo em Jaboatão Centro todos os dias e pensei que os congestionamentos nunca acabariam. Vai facilitar e muito a vida das pessoas”, parabenizou o segurança Wilson Prado, 20 anos. Também foram realizados serviços de drenagem, pavimentação, passeio de pedestres com acessibilidade e a construção de 220 metros de muros de arrimo. Além disso, as praças de Nossa Senhora do Rosário, no Centro, Marechal Floriano, em Socorro, e Dantas Barreto, foram reformadas.

Percorrendo as vias do bairro, o prefeito Elias Gomes, foi recebido calorosamente pelas pessoas. “Organização. Esta palavra é o que posso resumir de todo esse tempo que esperávamos para esta localidade”, festejou o comerciante Gilmar Trajano de Lima, 47 anos. “A Avenida Visconde de Rio Branco estava um caos. Tinha muitos ambulantes e os pedestres ficavam sem andar direito. Até o nosso comércio estava sendo prejudicado. Agora, não tenho o que falar”, agradeceu Ovídio José dos Santos, 57 anos.


"O barulho das buzinas foram trocados pelo andar mais rápido dos automóveis. Quantas vezes pais e mães de famílias enfrentavam um transito após saírem do trabalho? Era a cidade querendo andar sem conseguir.  Ao entregar esta obra, vejo este bairro andando e os pedestres nas calçadas, o que não existia”, ressaltou o prefeito Elias Gomes, ressaltando ainda que o binário de Jaboatão Centro faz parte de um conjunto de ações que vai trazer maiorr mobilidade para o município.


Com as obras do binário, a Rua Barão de Lucena, que vai da entrada da Vila Rica até a agência do trabalhador, antiga sede da Prefeitura, se torna mão única em todo seu trajeto, que vai ligar o bairro ao Centro. Já a nova via, a Visconde de Rio Branco, vai do Centro ao bairro de Santo Aleixo. 

MAIS MOBILIDADE
O bairro de Jaboatão Centro, em breve, vai ter mais duas opções de deslocamento. Está em obras a Estrada da Usina. Sua extensão é de 1400 metros. Ela vai ligar Jaboatão Centro à BR-101. A Estrada da Luz também está passando por requalificação. Após a obra, a via será o principal acesso do Centro à BR – 232.
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/obras/2012/05/06/NWS,414357,52,555,JABOATAO,2132-BINARIO-JABOATAO-CENTRO-NOVA-REALIDADE-MOBILIDADE-REGIAO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário