quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Dona Terezinha, guerreira da comunidade da UR-11 e adjacências

Com muita determinação e carinho, uma enfermeira aposentada vem mostrando que é possível ser cidadã e contagiar pessoas com atos de cidadania 

Por Marcos Henrique

Foto: Marcos Henrique


Depois de mais de 15 anos, em total abandono, a praça do bairro da UR 11, ganhou cara nova passamdo por uma reforma, realizada pela atual gestão da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Hoje, a população pode desfrutar de momentos de laser, pois como diz a música dos Titãs, agente não quer só comida, agente quer comida, diversão, balé.

Com a reforma, os moradores acabaram ganhando uma área de laser e convivência para toda a família, todos os finais de semana a praça fica lotada de crianças brincando e pais conversando. Durante a semana o fluxo é menor, mas nem por isso a praça fica deserta, quando não há crianças brincando, tem alguém fazendo caminha, ou se exercitando nos aparelhos para se fazer, abdominal e barra.

Porém, nem tudo são flores, a praça precisa de cuidados e zelo, garis da prefeitura passam todos os dias e a varrem, mas aguar a vegetação e observar as pessoas que não estão cuidando bem do espaço público tem ficado por conta de Dona Terezinha, responsável pelo Núcleo de Mediação de Conflitos dos Voluntários da UR11, que desenvolve trabalhos comunitários no bairro e adjacências. “Eu organizo uma turma de garotos, que ficam por aqui sem fazer nada, durante o dia e peço para que me ajudem a aguar a praça, apesar de ter uma pessoa da prefeitura que vem limpá-la, mas às vezes é insuficiente, então, tem um rapaz que eu pedi a ele que, venha e varra, faça uma limpeza melhor”. Diz Dona Terezinha. 

Hoje, a atual preocupação da responsável pelo Núcleo de Voluntários é conseguir alguém, ou comerciantes que adotem a praça. “Gostaria muito, que aparecesse uma pessoa, ou comerciantes para adotarem a praça, tem crianças que vem para brincar e acabam quebrando as coisas, como foi o caso do carrossel. Se tivesse um ou dois guardas municipais para tomar conta da praça, seria ótimo, além de alguém para se preocupar em aguar a vegetação”. Afirmar. 



Resgate da cidadania


Foto: Marcos Henrique


O consumo de drogas é um problema de calamidade pública, não só em Pernambuco, mas em todo o Brasil e no mundo. Pessoas cada vez mais jovens têm experimentado algum tipo de substância ilícita, mas muitas vezes, pequenas ações geram grandes resultados. É o caso de Dona Terezinha, que tem conseguido resgatar a alto-estima de alguns usuários. “Tem alguns garotos que ficam aqui pela praça, sem fazer nada o dia todo, alguns são usuários de drogas, eu falo com eles para me ajudarem a cuidar da praça e eles sempre me ajudam e, nunca me faltaram com respeito. Esses garotos precisam de uma oportunidade para ter um futuro melhor”. Explica.

Atualmente, Dona Terezinha sugeriu que esses garotos que, passam o dia na ociosidade, praticassem algum tipo jogo como dominó, xadrez ou damas. “Eu me comprometi a comprar damas, xadrez e dominós para eles, assim ficam ocupados com alguma coisa”. Comenta. Através de pequenos atos de cidadania como esse, vemos que não é preciso muita coisa para ser solidaria e cidadã.



Nenhum comentário:

Postar um comentário