quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Moradores do UR 11 festejam inauguração de Praça e Núcleo de Mediação de Conflitos


Na ocasião o prefeito Elias Gomes anunciou a construção de mais uma escola técnica em Cavaleiro

O Prefeito Elias Gomes e Dona Terezinha

Muita animação, apresentação de grupos de cultura afro e participação em massa da comunidade. Assim foram as inaugurações da Praça e do Núcleo de Mediação de Conflitos do UR11, realizadas neste domingo (20/11).

Segundo a secretária de Obras do município, Magna Aleixo, na praça foram investidos R$ 189 mil nos serviços de escavação e aterro, construção de bancos de concreto, implantação de aparelhos de ginástica, brinquedos de ferro, recuperação dos escorregos de concreto, recuperação do pórtico da praça.

Ainda foi feito o plantio de gramas, recuperação de pedras portuguesas nas calçadas e na área da praça, pavimento com paralelo no estacionamento da praça, instalação elétrica de 9 postes, pintura e instalação hidráulica em cinco pontos de água. Além da implantação de rampas e sinalizações para portadores de necessidades especiais.

Para o prefeito Elias Gomes, o momento é de celebração. “Encontramos aqui uma situação muito complicada. A praça mais parecia uma praça de guerra. Hoje, estamos devolvendo a praça toda reformada, com todos os equipamentos. Agora é papel de cada um preservá-la. Apesar de sabermos que essa obra é importante, a maior de todas as obras é devolver o sentimento de orgulho de ser jaboatanense, com obras que servem para toda a comunidade”, disse.

O gestor ainda anunciou a construção de uma escola técnica em Cavaleiro. “Já começamos a negociação com o governador Eduardo Campos, que já se comprometeu em construir, no local onde hoje funciona a Funase, uma escola técnica estadual para trazer qualificação profissional para os moradores de Cavaleiro”, discursou.

“Aqui era muito complicado, não tinha espaço para nossas crianças brincarem. Agora melhorou muito. Temos lazer para todas as idades. Estou muito satisfeita”, disse sorridente Maria das Mercês da Silva, 63 anos, uma das fundadoras da comunidade.

Já para Ana Paula, 32 anos, moradora há 20 anos do UR 11, a nova praça é um grande presente. “Estou muito satisfeita. Aqui, antes, a gente tinha que dar a volta por fora da praça, porque se a gente passasse por dentro da praça caia e se machucava. Minha filha já quebrou o braço no escorrego. Hoje podemos dizer que temos nova vida”, relatou.

MEDIAÇÃO DE CONFLITOS

No mesmo bairro, o Núcleo de Mediação de Conflitos ganhou mobiliário novo, composto por mesas, cadeiras, birô, material de escritório, ventilador. A secretária de Segurança Cidadã e Direitos Humanos do município, Karla Menezes, explica que o intuito é dar uma estrutura melhor para os líderes comunitários, que já trabalham com essa mediação.

“Foi dada uma capacitação para que os líderes comunitários façam esse trabalho com mais propriedade, estamos dando toda estrutura. O intuito é promover a cultura de paz. Muitos problemas tem pequenas proporções e podem ser resolvidos na própria comunidade. Isso já acontece, mas agora eles terão uma estrutura melhor”, disse.

Terezinha Moraes, mediadora do UR 11, explica que a comunidade só tem a ganhar com esse núcleo. “Já fazemos essa mediação e entendemos que com essa estrutura nova, os moradores só têm a ganhar. Além de toda a parte mobiliária, também estamos ganhando apoio jurídico e isso nos ajudará na mediação dos conflitos. Estou muito feliz por ver mais esse benefício para minha comunidade”, explica.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/prefeitura/prefeitura/2011/11/20/NWS,413808,51,546,JABOATAO,2132-MORADORES-FESTEJAM-INAUGURACAO-PRACA-NUCLEO-MEDIACAO-CONFLITOS.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário