quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Ministra de Programas Sociais de Honduras visita Jaboatão

Comitiva foi ao Engenho Camaço, em Jaboatão Centro, e seguiu para a sede do CadÚnico do Bolsa Família

Foto:Marcelo Ferreira


A Escola Paulo Freire, no Engenho Camaço, Zona Rural de Jaboatão, abriu as portas para receber a comitiva do Governo de Honduras, chefiada pela Ministra do Programa de Bonificação da Família (PRAF), Maria Elena Zepeda. O intuito da visita foi conhecer como os programas sociais funcionam no município, que é referência nacional em transferência de renda. A visita foi acompanhada por representantes dos Governos Nacional, Estadual e Municipal e comandada pelas secretárias de Promoção da Cidadania, Ana Selma dos Santos, e Executiva de Educação, Edilene Soares.

A comitiva hondurenha teve acesso aos dados do Bolsa Família no município. Durante a estada na escola, foram expostas as experiências positivas, que vão desde o cadastro, que é todo digital, online e descentralizado com pontos de cadastro nas sete Regionais até os cursos profissionalizantes que são oferecidos aos beneficiários do Bolsa Família, afim de que haja uma nova perspectiva seja dado às famílias.

Segundo Kilma Luna, representante da Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Jaboatão foi escolhido como roteiro por ser referência nacional em programas sociais. “Nas gestões anteriores tínhamos muita dificuldade de aplicar as políticas sociais aqui no município, mas agora a história é outra. Hoje temos a satisfação de mostrar esse cartão postal para a área da cidadania, com programas sociais que funcionam efetivamente”, disse.

Ana Selma dos Santos, secretária de Promoção da Cidadania do município ressaltou a complexidade do município. “Temos um município com cerca de 700 mil habitantes e um território e 256 km2. O município é dividido em área rural e urbana, o que deixa ainda mais complexo o trabalho. Dentro desse quantitativo de pessoas, 36% tem perfil para os programas sociais. Já evoluímos muito e hoje temos uma estrutura que movimenta cerca de R$ 7 milhões por mês, na transferência de renda”, explicou.

A ministra do Programa de Bonificação da Família de Honduras, Maria Elena Zepeda acredita que as experiências do município serão de grande importância para a equipe. "Vamos levar muitos ensinamentos daqui, porque Jaboatão tem um programa que não é só de ajuda, mas também de capacitação, onde as famílias ingressam no mercado de trabalho com formação. Em muitos países, eu vi transferência de dinheiro condicionada. Mas o que eu nunca tinha ouvido era sobre a formação das famílias e sua satisfação no mercado de trabalho. Vamos levar e aplicar muitos conceitos daqui em Honduras. Jaboatão tem um sistema social avançado, consolidado e de prestígio", finalizou.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2011/11/29/NWS,413845,52,554,JABOATAO,2132-MINISTRA-PROGRAMAS-SOCIAIS-HONDURAS-VISITA-JABOATAO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário