sábado, 9 de junho de 2012

Mulheres jaboatanenses debatem direitos humanos

A pré-conferência é mais uma entre as que estão sendo promovidas, em preparação para a II Conferência Municipal, que será realizada nos 15 e 16 de junho, no Portal do Mar, em Piedade



Foto: Valter Andrade


O que são Direitos Humanos? Foi com essa pergunta que a Secretaria Executiva de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas de Jaboatão dos Guararapes reuniu, na tarde da quarta-feira (06/05), na Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes, as mulheres jaboatanenses para debater, além do conceito, as políticas públicas desenvolvidas no município que garantem o exercício dos direitos humanos. 

A pré-conferência é mais uma entre as que estão sendo promovidas, em preparação para a II Conferência Municipal, que será realizada nos 15 e 16 de junho, no espaço Portal do Mar, em Piedade. Ao todo, 200 delegados serão eleitos para participar da Conferência e levar as proposições debatidas em cada encontro preparatório. 

Para Karla Menezes, secretária Executiva de Direitos Humanos e Políticas sobre Drogas, o objetivo dessas conferências é disseminar a cultura de exercício do direito. “Infelizmente na nossa sociedade há diversas formas de violência que tiram os nossos direitos. No entanto, conhecendo-os, saberemos estar munidos para a busca e exercício pleno dos nossos direitos. É importante só lembrar que se nos unirmos, a caminhada será melhor”, detalhou Karla. 

De acordo com Socorro Rodrigues, secretária Executiva da Mulher do município, essa pré-conferência tem um recorte para o gênero feminino, mas a temática é a mesma proposta das outras pré-conferências municipais. “Não podíamos deixar de promover um recorte específico para as mulheres, afinal, nós sofremos violências específicas. Assim, esperamos que essa plenária possa dispor de discussões enriquecedoras”, salientou Socorro. 

Para Amanda Gomes Ferreira, 24 anos, cursista do Programa de Qualificação Profissional, o momento foi oportuno para aprender ainda mais. “Muitos direitos que nem sabia que tinha estou podendo aprender agora. É descobrindo os nossos direitos que a gente descobre o que pode fazer ou até mesmo exigir. Isso é muito bom!”, afirmou Amanda. 

Antes do início da pré-conferência para as mulheres, o grupo Dois em Cena, do bairro de Barra de Jangada, apresentou um teatro em que os participantes puderam aprender um pouco sobre o tema, de forma lúdica. O encontro reuniu também, mulheres que participam do Programa de Qualificação Profissional, promovido pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.
 
Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2012/06/08/NWS,414492,52,554,JABOATAO,2132-MULHERES-JABOATANENSES-DEBATEM-DIREITOS-HUMANOS.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário