quinta-feira, 12 de abril de 2012

Jaboatão contra a Dengue

Dia D de combate ao mosquito chegou à Vila dos Palmares e envolveu 196 agentes de saúde



Foto: Ailson Lima

Mais de 500 pessoas estiveram presentes na última terça-feira (10/03) na comunidade de Vila dos Palmares para participar do Dia “D” de Combate à Dengue. A iniciativa da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes mobilizou cerca de 200 agentes de saúde que intensificaram as visitas de rotina na área e terminou com uma grande caminhada. A mobilização contou ainda com a presença da equipe da Regional 04 e das Escolas Valdemiro Vieira de Albuquerque e Marcelo Lafayete.

Acostumada com a visita dos Agentes de Saúde em casa, a garçonete Viviane Santos, de 26 anos, aprovou a campanha de conscientização. “Vila dos Palmares está sendo bem assistida por essa gestão. Esse movimento ajuda a evitar a doença”, revela. Viviane segue todas as recomendações da equipe de saúde municipal. Não deixa água parada, tampa sempre os toneis e caixas d’água. “Simples ações podem evitar problemas no futuro, por isso estamos fazendo essa campanha de conscientização”, diz a agente Maria Lúcia que participou da ação.

De acordo com a coordenadora do Dia de Combate à Dengue, Elizabethe Jerônimo, gerente do Centro de Vigilância e Controle de Dengue, a mobilização é feita baseada no resultado do levantamento de Indice Rápido do Aedes aegypti, (LIRA). “Realizamos uma coleta amostral de todo o município, o programa nos dá um retrato que possibilita direcionar as ações de rotina”, explica.
A educadora Eliane Varela, membro da Equipe de Educação e Saúde do município,  desenvolve atividades educativas junto às escolas municipais como teatro e palestras. “O trabalho é constante, aproveitamos os espaços de ensino para promover uma campanha de conscientização com uma base mais forte”, explica.

No Dia D de combate à Dengue a equipe de Educação e Saúde continuou com o trabalho e esteve presente na escola Valdemiro Vieira de Albuquerque onde os alunos puderam conferir a apresentação de um teatro de bonecos que de maneira lúdica, alertou as crianças sobre os perigos da doença. Concentrada, Ana Carolina de apenas 06 anos conta que adorou a apresentação e já sabe o que fazer quando chegar em casa. “Vou contar pra minha mãe não deixar água parada”, revela a garota que recebeu também um informativo para entregar à família.

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/saude/2012/04/11/NWS,414244,52,556,JABOATAO,2132-JABOATAO-CONTRA-DENGUE.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário