segunda-feira, 2 de abril de 2012

Alunos do QUALI são beneficiados com certificação

Programa de qualificação profissional realizado pela Prefeitura de Jaboatão formou 262 pessoas


Foto: Márcio Santana

“Agradeço ao município pela oportunidade dada na realização desse curso. Não é fácil conquistar o mercado de trabalho sem uma boa estrutura. Sinto-me realizada.” Essas foram as palavras de Ana Cláudia dos Santos, representante dos alunos formandos do programa de qualificação profissional (QUALI), realizado pela Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na tarde da última quinta-feira (29/03), quando foram certificados. Mas, poderiam ser aplicadas a todas as 262 pessoas que obtiveram formação no primeiro modulo da segunda edição da habilitação. 

 O programa foi instituído através da lei municipal de número 327/2009, sancionada pelo prefeito Elias Gomes e teve duração de seis meses. De acordo com a secretária executiva da Mulher, Socorro Rodrigues, “a formação tem como objetivo a contribuição para que membros das famílias em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a cursos de qualificação profissional, preparando-os para o mundo do trabalho”, avaliou. 

Para a secretária de Promoção da Cidadania, Ana Selma dos Santos, o programa é um conjunto de ações realizado pela gestão municipal em favor do segmento social.  “Estamos abrangendo um acompanhamento sistemático na implantação das politicas publicas de promoção da cidadania no município. Tenho um carinho especial por esse programa, pois além do componente de caráter institucional, promove a requalificação e inserção no mercado de trabalho”, destacou. 

Representando o Executivo municipal, o vice-prefeito Edir Peres destacou a necessidade da população em se reeducarem. “É um estimulo às pessoas que enxergam no estudo uma ascensão social. Sempre existe um degrau para subir, e os participantes desse projeto enxergaram essa oportunidade”, avaliou. 

O programa abrange famílias com renda per capita de até R$ 140.  40% dos participantes da primeira edição, ao termino do programa foram incluídos em atividades formais e informais de geração de renda. O curso tem 100h de carga teórica e 288h de vivência prática. Entre os cursistas, 245 do sexo feminino e 17 do sexo masculino. Algumas das habilitações oferecidas foram: Agente de Cidadania Feminina, Auxiliar Administrativo e Agente Ambiental.  

Fonte:http://www.jaboatao.pe.gov.br/jaboatao/secretarias/promocao-da-cidadania/2012/03/30/NWS,414200,52,554,JABOATAO,2132-ALUNOS-QUALI-BENEFICIADOS-CERTIFICACAO.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário